sábado, 22 de maio de 2010

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Como Estudar para Passar no Vestibular

Como Estudar para Passar no Vestibular

Um guia de estudo para se fazer um bom ensino médio (e fundamental também).

Introdução:
Este texto não apresenta nenhuma fórmula mágica sobre como passar no vestibular, ele é apenas uma reunião de procedimentos comuns nos alunos que tiveram sucesso no vestibular.
A prática diária e constante destes procedimentos deve ser exercida o mais cedo possível, não deixando para serem utilizados apenas no último ano. Este texto é dedicado a todos os alunos, independente de série ou curso, qualquer comentário exclusivo aos alunos pré-vestibulandos será devidamente identificado. Alunos que já terminaram o segundo grau, mas não passaram no vestibular (ou nem tentaram) também podem utilizar este texto, mas ele é mais destinado para quem ainda está no colégio.
Várias dicas deste texto podem já ser conhecidas do leitor, mas o que determinará quem passará ou não no vestibular é o nível de comprometimento (dedicação) com estas dicas. O importante é saber quem se dedicará mais. Quem se dedicar mais passará no vestibular.
Algumas das dicas são importantes em vários itens e dependem uma das outras, mas não seremos repetitivos ao ponto de as ficar repetindo toda hora, então cumpra todos os itens rigorosamente.

Desenvolvimento:
Passar no vestibular consiste basicamente em ser um bom aluno.
Fingir ser um bom aluno não é o suficiente. Muitos apenas fingem prestar atenção às aulas e fazer os exercícios e acabam enganando até mesmo a si próprios.
Também não se deve pensar que um bom aluno é alguém que fica o dia inteiro estudando, o que um bom aluno faz não é nada de anormal, é apenas cumprir suas obrigações.

Estar entre os melhores da sua turma, é uma necessidade para ser considerado um bom aluno, mas apenas isso não significa ser um bom aluno no que se refere ao vestibular. Em resumo, um bom aluno é quem passa no vestibular, na faculdade e no curso que desejou.
Se você estuda em um colégio de nível médio (ou seja não é muito fácil; difícil não existe pois reprovaria a maioria dos alunos), uma boa maneira de saber se você é um bom aluno é fazendo o cálculo: Se seu curso são 25 candidatos/vaga e sua turma 50 alunos, você tem que ser o no mínimo o segundo melhor da turma, e essa posição tem que ser absoluta (você tem que ter certeza dela). Se sua turma tem 37 alunos você tem que ser o melhor da turma.

Mas não basta ser o melhor da turma apenas no começo do ano, em uma matéria ou época específica, deve-se ser no geral, pois o vestibular cobrará todas as matérias do ano inteiro.

O estudo consiste em duas etapas: o estudo na escola e o estudo em casa, e assim que dividiremos este texto.
Não existe bom aluno que não seja bom simultaneamente nestes dois aspectos.

Estudo na Escola:
(Obs: As partes iniciais podem parecer exclusiva à pré-vestibulandos, mas todos devem ler para irem se preparando)

1)Escolha da escola
1.1)Escolha sua escola observando os seguintes requisitos:
- famosa pela boa educação.
- facilidade de acesso, proximidade de casa (não é um aspecto fundamental, você pode estudar um pouco longe se a escola for muito boa, mas as apenas boas estão no mesmo nível e não vale a pena gastar horas para chegar num colégio quando outro do mesmo nível está bem mais perto)
- maior número de aulas por dia (média de 6 aulas de 50 minutos por dia).
- maior número de aulas por semana (no caso de pré-vestibular). Alguns pré-vestibulares/integrado tem aula sábado, mas confirme com ex-alunos se é todo sábado mesmo, alguns é só em um sábado por mês, o que não diferencia muito (sendo mais uma estratégia de marketing).
- quantidade de alunos que passaram direto no vestibular. É estatística, não falha.
Se em uma escola, 4 em cada 6 alunos que tentaram passaram em determinado curso (da faculdade mais disputada), mas em outra escola 1 em cada 4 passou, saiba que a estatística não falha e que os alunos da primeira escola tem, com certeza absoluta, mais chances de passar neste mesmo curso. Para conseguir estas informações (quantos que passaram na faculdade que queriam) procure ex-alunos (ou algumas universidades que divulgam estes dados) mas não nas escolas pois estas costumam mascarar os resultados.

- consiga informações com ex- ou atuais estudantes das escolas: pois, como foi dito, as escolas tendem a mascarar os resultados, somente os alunos da escola te darão as informações reais (no caso do resultado do vestibular, só os ex-alunos).
Comece a perguntar o tão cedo possível não deixando para a última hora (próximo ao terceiro ano) pois senão, conforme for, você não terá tempo de trocar de escola. Pressione quem você for conversar pois (ex-)alunos não gostam de dizer que a escola que estudaram é ruim, pois não querem se desvalorizar dizendo que estudaram em uma escola ruim.
Saiba fazer as perguntas certas para extrair as informações, ex: "Quantos tentaram tal curso?" e depois: "Quantos passaram?".
Pergunte todos os itens listados aqui e se possível divulgue o resultado da pesquisa (entre seus colegas ou em algum site) para que todos tenham conhecimento.

- a escola permite o esquema de dependência?
Algumas escolas funcionam da seguinte maneira: os alunos podem passar de ano mesmo que tenham sido reprovados em no máximo 2 matérias, cursando-as em outro turno, enquanto cursam o ano seguinte regularmente.
Isto é muito útil, principalmente para alunos que mudam de uma escola fraca (mesmo particulares) para uma mais exigente e acabam sendo reprovados (muitas vezes em alguma matéria banal como inglês) ou mesmo sendo alunos razoáveis (não sendo maus alunos) são reprovados em apenas uma matéria e desperdiçam um ano de suas vidas. Conheço alunos que eram para ter sido reprovados, mas devido ao sistema de dependência não perderam nenhum ano e até se tornaram melhores alunos, enquanto outros do mesmo nível ou melhores mas que não estudavam em escolas com este sistema acabaram desperdiçando um ano de vida.
Estou dizendo isso apenas como dica para caso você ache que corre algum risco, não tem nada a ver com estudar para vestibular ou ser um bom aluno. E caso você acha que corre risco o melhor seria você mudar seus métodos de estudo imediatamente.

- Pesquise o maior número de escolas possíveis.

1.1)Caso a escola seja particular, leve em consideração mais os seguintes itens:
- veja se ela tem terceiro ano integrado ao vestibular?(além do conteúdo normal do terceiro ano são dadas aulas de revisão)
- o integrado é dividido por categorias de cursos (exatas, biológicas, humanas, contábeis)?
- no integrado quantos dias por semana se tem aula em horário integral (manhã e tarde) também chamadas de aulas adicionais?

2) Devo fazer algum curso preparatório para o vestibular?
A resposta única é sim, mas existem dois caminhos:

2.1) Fazer somente o terceiro integrado. O terceiro ano integrado é dado em escolas particulares onde além do conteúdo normal são dadas aulas preparatórias para o vestibular (revisão).
Essa é a melhor opção, pois no integrado há uma integração maior entre alunos, professores e escola. É mais fácil conseguir estudar o que os professores pedem pois eles pensam (ou deveriam pensar) nos seus horários. Obs.: O integrado não é tão mil maravilhas como alguns podem pensar, você pode e deve fazer sugestões para melhorá-lo, mas é bem melhor do que o cursinho separado.
No cursinho não há cobrança sobre o que você aprende para verificar se você realmente aprendeu e te incentivar (mesmo que obrigado) a estudar.
No integrado há bem menos pessoas por turma e isso é bem importante para que você fique a vontade entre todos os seus colegas e para falar com o professor
As pessoas do integrado são mais motivadas (e acabam passando esta motivação para você), elas estão "frescas" e empolgadas. Quem faz integrado fez uma escolha, está motivado, muitos dos que fazem cursinho fazem apenas porque "é o que tem que fazer".
No cursinho as pessoas são diferentes, estudam ou estudaram em diferentes colégios, por isso no integrado o ensino fica bem mais personalizado.
Se você já estuda em escola particular o melhor a fazer é o integrado, se estiver com medo de não acompanhar o ritmo de estudo, saiba que o integrado não é nada demais para quem quer estudar para passar no vestibular.
Se o integrado do colégio de sua preferência estiver muito caro (inacessível) procure o de outro colégio ou dê um jeito (item 2.3).

2.2)A segunda opção é fazer escola pública (ou uma particular bem barata) e cursinho juntos, o ano inteiro.
Existem cursinhos populares a partir de R$80/mês, pesquise.
Você deve fazer cursinho o ano inteiro e não apenas um semestre ou ficará em desvantagem com outros concorrentes e desperdiçará 6 meses de tempo de estudo.

2.3)Não tenho condições financeiras de pagar o integrado ou cursinho.
Tire seu irmão da escola particular, comece a poupar no início do segundo grau, diga a seus pais o quanto é importante (e realmente é muito importante), cancele a internet e tv a cabo, venda doces/salgados no colégio, peça (implore) um desconto no colégio, etc.
Use o jeitinho brasileiro e raciocine. Se parar um pouco para pensar a solução virá.

3)Qual é o melhor horário para estudar (na escola)?
Definitivamente de manhã, quem estuda neste horário, entre muitas outras vantagens, aproveita melhor o tempo (desperdiça menos).
Existem vários outras vantagens, cerca de 12 (pois escrevi uma vez um texto relacionado ao assunto) mas não acho necessário citá-las aqui para não ocupar muito espaço. Saiba apenas que estudar de manhã é bem melhor.
Se você não pode estudar de manhã, mas estuda em outro turno, se for bem organizado não háverá muitos problemas. Mas se possível prefira mudar para de manhã e saiba que você precisará ser muito dedicado caso estude à tarde.
Se você não quiser mudar pois todos seus amigo(a)s do colégio estudam à tarde, conveça-os a mudar de turno, dizendo como estudar de manhã é bem melhor.

Alguns cursinhos (os mais caros) dão descontos de até 50 reais por mês para quem estuda de tarde (pelo fato do turno da manhã ser mais procurado), se seus pais estão apertados acho que vale a pena fazer um esforço e estudar a tarde.

3.1) Se você for fazer só cursinho, faça de manhã.
Se for fazer aula e cursinho, faça preferivelmente aula de manhã e cursinho a tarde, se não for possível o contrário, mas evite estudar de noite.


3.2)Dicas sobre como estudar no turno da tarde:
Apesar de não recomendar estudar à tarde, muitos já estudam ou foram obrigados a estudar à tarde. Para estudar de tarde e aproveitar tão bem o tempo quanto os alunos da manhã, siga o seguinte conselho:
- Durma cedo e acorde cedo. Deite antes de 23:00 e não acorde depois de 8:00.

3.2.1)"Mas não consigo deitar cedo":
Não existe praticamente nada para se fazer de madrugada e quando se faz algo normalmente se é menos produtivo.
O único motivo para não dormir cedo é assistir tv, programe o seu vídeo para gravar os programas que você gosta e os assista depois.

3.3.2)"Não consigo acordar cedo"
Arrume algum compromisso para fazer de manhã. Faça algum curso que te obrigue acordar cedo e/ou faça seus exercícios de casa na parte da manhã.

(Observação sobre os itens 1 a 3.1.: Se já está no terceiro ano e já escolheu sua escola, não há razão para ficar se arrependendo, saiba usar o que tem)

4)Devo fazer outros cursos (inglês, academia, vôlei, natação ...) junto com o terceiro integrado (ou "escola e cursinho")?
Não é recomendado, mas pessoas muito organizadas conseguem conciliar estes cursos com o integrado. É uma escolha pessoal.
Se for fazer tente fazer tudo em apenas um dia e horário.
Ex.: faça sábado/domingo de manhã (se você não tiver aula sábado) e você aproveitará este horário que muitos desperdiçam.
Entrar para o time do colégio nem pensar.
É altamente não recomendado fazer estes cursos na proximidade do vestibular (cerca de 4 meses antes).

Feita a matrícula no colégio ...

5)O que comprar/fazer antes de começarem as aulas.

5.1)Livros e Apostilas:
Compre todos que o professor recomendar, você os utilizará durante um ano inteiro, dizer que não utilizará não é desculpa, mesmo que não use é um ano inteiro sem ter que comprar livros.
Se você normalmente tem problemas financeiros para comprar os livros, lembre os seus pais quando ainda estiverem fazendo compras de natal (com o décimo terceiro) que logo terão que pagar Ipva, Iptu, livros da escola, ...
Ao contrário do que diz o título desta seção, em caso de dúvidas, deixe para comprar os livros após o professor recomendar em sala de aula, perguntando suas dúvidas sem receio.

5.2)Cadernos:
Compre no mínimo 2 cadernos (96 folhas é o suficiente, pode-se comprar de mais folhas mas eles são meio pesados) e no primeiro dia de aula (ou antes) divida-os igualmente entre as matérias.
Durante o ano se a parte de alguma matéria acabar, compre outro caderno e divida-o em 3 ou 4, utilizando uma dessas partes para cada matéria.
Não aproveite o espaço vazio reservado a uma matéria (de pouco conteúdo) com conteúdo de outra pois seu caderno ficará muito desorganizado e o estudo das matérias se tornará muito difícil.
Outras opções são fichário ou caderno 200 folhas, mas considero a opção sugerida acima a melhor.
Carregue sempre todos os cadernos que precisar.
Não economize caderno, não querendo escrever algo para "economizar" ou deixando o caderno bagunçado (quando estiver quase cheio) por não querer comprar outro . Não ponha em risco seus estudos por causa dos alguns reais que custa um caderno (o preço de um lanche).

5.2.1) Compre uma pasta com divisórias
Durante a aula os professores entregam listas de exercícios e textos complementares. Guarde-os em uma pasta com divisórias, utilizando uma divisória por disciplina.

5.3)Relógio
Por mais romântico que possa ser não ter um relógio (por parecer ser um pessoa livre de horários e preocupações) não é nada interessante pois, sem relógio, você acabará desperdiçando uma enormidade de tempo útil. Vá em uma relojoalheria e compre o mais barato, ou pergunte a algum parente se ele tem um que não usa.
Compre o mais barato para poder usar em qualquer situação ou lugar sem se preocupar com assaltos ou em causar inveja.

5.3.1)Não fique estressado (preocupado) por causa do relógio. A única função dele é evitar abusos e desperdicios de tempo, não é para te estressar.
Não fique olhando para o relógio, e evite olhar as horas, só olhando quando for extremamente necessário.
Exemplo: Não fique olhando se a aula vai acabar ou está acabando. Só verifique o relógio quando a aula já estiver acabado, nunca antes.

5.4)Agenda
Compre uma agenda qualquer, não compre agenda grande nem cara, para não pesar a mochila nem gastar muito dinheiro.
5.4.1)Escreva todos os compromissos na hora que eles forem comunicados pelo professor.
5.4.2)Embora você possa anotar os compromissos no caderno ele não deve ser sua única fonte de referência, anote também na agenda.
5.4.3)Agenda não é para se distrair ou ficar abrindo na sala de aula, só abra quando necessário.
5.4.4)Agenda digital também pode servir, mas é melhor evitar pois corre-se o risco de perder os dados (bateria) além do mais a agenda em papel é de mais fácil manuseio. Sendo bem mais fácil encontrar, lembrar e escrever compromissos.
5.4.5)Verifique sua agenda diariamente ao chegar em casa. Veja o que tem para fazer antes de começar (para não esquecer nada).

5.5)Guarda-chuva (sombrinha)
Compre um pequeno e barato no camelô e não tire nunca da mochila, principalmente nas épocas de chuva.
É comum pessoas serem pegas de surpresa por uma chuva ou esquecerem o guarda-chuva em casa, principalmente no período de chuva, quando chove quase todo dia. É muito chato ter que ficar esperando a chuva passar (quando poderia já estar em casa estudando) ou se molhar na volta pra casa e ficar chateado (não conseguir se concentrar bem nos estudos)
Sempre que usar recentemente verifique se ele ainda está na mochila.

5.6)Chaves de casa:
Carregue sempre todas as chaves necessárias para entrar na sua casa, não carregue apenas a chave do portão ou da porta.
Não deixe as chaves em casa só porque você acha que terá alguém em casa quando chegar. É muito desagrdável ficar do lado de fora esperando por cerca de uma hora para ver se aparece alguém para abrir a porta. Seja responsável.

5.7)Mochila
Use mochila. Evite "bolsas estilo carteiro" pois podem causar problemas de coluna.
Nunca use bolsa (bolsinha) ou carregue o material na mão, você vai acabar sendo incentivado a deixar algo importante em casa, pois não caberá na bolsa ou será muita coisa para carregar.
Obs.: No entanto apenas carregar um monte de livros pra lá e pra cá (apenas fingindo ser estudioso) não torna ninguém mais inteligente.
Se você tiver que carregar mais de um livro na mão, pois a mochila está muito pesada, arrume uma pasta para carregá-los.

5.8)Escova e pasta de dente:
- Se você lancha ou almoça na escola, tenha uma escova e pasta de dente exclusivas para o colégio.
- Elas devem ficar na mochila o tempo todo.
- Caixinhas para escova são vendidas junto com algumas escovas, procure.
- Escove os dentes sempre que comer algo.

5.9)Rádio Relógio (despertador)
Essencial para quem estuda de manhã, de tarde ou de noite.
Ajuda a evitar o desperdício de tempo ou se atrasar na hora de sair.
No primeiro toque acorde, levante logo da cama e vá logo fazer alguma coisa.
Sempre levante imediatamente no primeiro toque. Podem existir outras técnicas, utilizando o despertador, para se acordar no horário, mas elas só funcionarão temporariamente (com o tempo você passa a trapaceá-las). A única definitiva é levantar no primeiro toque.
Nunca coloque o despertador perto da cama, você corre o risco de voltar a dormir. Só desligue o despertador após ter aberto a janela e levantado da cama.
Se você tem dificuldades em acordar no primeiro toque algumas dicas podem te ajudar:
- Marque o despertador para despertar somente na hora que você realmente necessita. Alguns programam o despertador um pouco mais cedo do que o necessário para dar tempo de se espreguiçarem, mas fazendo isso corre-se o risco de voltar a dormir.
- Durma mais cedo, a mesma determinação que se deve ter para levantar no primeiro toque é a determinação para renunciar a tudo e ir dormir no horário.

Mesmo que você não tenha compromissos pela manhã, marque sempre um horário fixo para acordar e consequentemente um horário fixo para ir dormir.
Não durma mais que 8:00 por dia. Dormir menos que isso é prejudicial, mas dormir mais também.
Não fique preocupado se você não conseguir dormir (tiver insônia), será meio difícil levantar no outro dia, mas pelo menos na noite seguinte você estará com sono e dormirá bem.

5.10)Se você ainda não tem, não assine tv a cabo.
Ela é um dos grandes motivos de distração dos estudos, principalmente se você nunca tiver tido, vai desperdiçar muito tempo até se adaptar (se isto acontecer a tempo). Se tem vontade deixe para assinar depois de terminado o período do vestibular. Saiba que o que é anunciado sobre tv a cabo nos comerciais e comentários de outros não é tão bom assim.
Se você já tem tv a cabo, não assine o pacote de filmes ou outros pacotes novos (mesmo motivo acima).

5.11)Não assine jornais ou revistas.
Também são dois grandes motivos de distração.
Se quiser lê-los, leia na biblioteca (com tempo previamente estipulado: veja logo mais abaixo no texto).
As matérias sobre atualidade que caem no vestibular (universidades públicas) só são relacionadas a fatos acontecidos até a metade do ano, pois a construção da prova é algo demorado e no meio do ano as prováveis questões já estão definidas. Portanto não é recomendado ler revistas e jornais depois deste período, você só estará desperdiçando tempo. Algumas questões podem falar sobre coisas mais recentes (até 3 meses antes) mas só quando o assunto é muito importante.

Começadas as aulas...

Na escola:

1) Escolhendo um lugar na sala.
1.1) Sente-se o mais na frente possível.
- Sentar na primeira carteira é demais! Se aproveita bem melhor as aulas.
1.2) Sente-se o mais no meio (em relação à largura) da sala possível.
1.3) Não sente próximo (encostado) à parede.
1.4) Sente-se em um lugar longe da porta e da janela
1.5) Explicação das dicas acima (1.1 a 1.4):
Isto vai evitar que você dê atenção ao movimento da sala ou do exterior, prestando assim, mais atenção na matéria. Além de não ser motivado a se distrair durante a aula e ser mais fiscalizado pelos professores.
Obs.: Para fixar releia os itens 1.1 a 1.4
1.6)"O que faço se meus amigos querem sentar (ou sentam) longe de mim?"
Tente convencê-los a mudar de lugar. Se eles não aceitarem (o que vai acabar sendo melhor para você por ter menos chances de se distrair durante a aula), deixe para conversar com eles durante os intervalos.
1.7) Sente-se no lugar escolhido desde o primeiro dia de aula, para criar o hábito. Muitos querem deixar para depois, mas depois todos já estarão com os lugares mais ou menos marcados.
1.8) Não fique variando o seu lugar na sala, só mude de lugar caso alguém já o estiver utilizando (não tiver jeito).

Comportamento na sala de aula:

1) Não chegue atrasado.
- Chegue no máximo 5 minutos antes da aula começar.
- Quem chega atrasado tem dificuldade em acompanhar a matéria ("pegar o pique" do que está sendo ensinado) e perde muitos conselhos, dicas e explicações dadas enquanto ainda não tinha chegado e muitas vezes nem descobre que estas explicações foram dadas.
- Não mude seu horário de sair dependendo do dia. Saia de casa sempre no mesmo horário, independente de qual matéria será aplicada no primeiro horário de aula.
- Não use desculpas (ex.: ônibus não chegou na hora, congestionamento ...) para justificar a si mesmo seu atraso. A culpa por qualquer atraso é totalmente sua, você tem o dever de ser adiantado para prevenir imprevistos.
- O hábito (costume) do atraso é gradual, por isso, se você chegar atrasado algum dia, preste mais atenção e adiante seu horário de sair em 10 minutos.
- Para se acostumar a ser pontual, seja pontual em qualquer ocasião ou compromisso.

2) Nunca peça ao professor para te dispensar ou dispensar a turma mais cedo.
- Você estará perdendo tempo que poderia ser utilizado na maior fixação do conteúdo, esclarecimento de dúvidas, dicas do professor, adiantamento de exercícios, etc.
- Além de estar incentivando outros alunos a fazer o mesmo, quando você estiver querendo ou precisando estudar.
- Não peça para sair, nem saia mais cedo.

2.1) Se o professor liberar somente alguns alunos mais cedo (exemplo: quem tiver acabado os exercícios ou quem quiser ir) e você estiver entre eles fique mais um pouco na sala revisando a matéria deste ou de outro professor.

3) Não mate aula.
- Não arranje desculpas para você mesmo.
- Vá em todas as aulas independente do dia, horário ou matéria.
- Mesmo que não seja um dia importante (ex.: véspera de feriado) você estará sempre perdendo fixação do conteúdo, esclarecimento de dúvidas, dicas importantes do professor, adiantamento de exercícios, etc.
- No caso de ser um dia normal com certeza você perderá matéria nova que terá dificuldade de aprender sozinho, não aprenderá o suficiente e perderá importatissímas dicas e explicações do professor.

4) Copiando a matéria do quadro
4.1)Devo copiar a matéria?
- Quem copia, embora em alguns casos, possa dar muita atenção ao caderno e pouca para a matéria, acaba prestando mais atenção na aula/matéria do que quem não copia. Mesmo caso quem não copie esteja tentando prestar atenção. Então copie!

4.2) Para dar mais atenção a matéria do que para a cópia: (não ficar "voando", "viajando", pensando, distraído, ..)
- Comece a copiar a matéria tão logo o professor comece escrever, para não ficar para trás.
- Se ele explica e escreve ao mesmo tempo (principalmente no caso de matérias de raciocínio), não escreva nada enquanto ele estiver explicando (falando), copie a matéria após a explicação.
- Se ele acaba de escrever e logo em seguida começa a explicar, peça para ele dar um tempo (para acabar de copiar). Ex.: Peça para ele aproveitar e fazer a chamada, ...
Obs.: Alguns professores dão a matéria rápido pois é muita matéria para pouco tempo de aula, outros dão a matéria rápido pois querem acabar logo a explicação para poderem fazer outra coisa (corrigir provas, ir embora mais cedo, ...).
Saiba identificar em qual dos casos seu professor se encaixa vendo se ele termina a aula (ou matéria) antes do final da aula. Se for o segundo caso, reclame com (aconselhe) seu professor para dar a matéria mais devagar, se for o primeiro, conforme a situação, também reclame.
- Em caso de escolha dê mais valor ao que o professor está falando do que o que você está escrevendo.

4.3) Não deixe para copiar ou tirar xerox da matéria depois.
Alguns deixam para tirar xerox do caderno de um colega depois (normalmente só em cima da prova)
- Por que não copiar agora?
- Você pode acabar não tirando xerox e tirar xerox ou copiar de outro não é a mesma coisa do que copiar, já que não te incentiva a prestar atenção ou pensar sobre o que está escrevendo.
- É bastante importante fazer os exercícios e você terá dificuldade em fazer os exercícios do dia se não tiver a matéria no caderno.

4.4) Não desista de copiar, dizendo que a matéria é pouca ou que está tudo no livro.
- Isto não é desculpa, ler o livro ao invés de copiar também não é a mesma coisa.
- Nem sempre tudo que o professor aplica em sala está em algum livro, já presenciei casos como este dezenas de vezes.

4.5) Quem copia fixa a matéria duas vezes: através da escrita e da escuta. :-)

4.6) Não fique economizando caderno, um caderno custa no máximo 2 reais. Compre um em qualquer papelaria.

4.7)Alguns professores não escrevem quase nada no quadro (apenas palavras-chave) mas dão muitas dicas e explicações orais. Saiba identificá-las e anote-as.
Mas não é para anotar qualquer coisa que ele falar ou então pode estar fazendo papel de bobo, que apenas "repete" (copia) o que ele fala, sem pensar. Saiba identificar o que é importante e escreva apenas um resumo (idéias chave) do que ele explicou, não precisa escrever tudo que ele falou..

5) Prestando atenção a matéria que está sendo ensinada.

5.1) Aprenda a gostar, se interesse pelo conteúdo ou matéria. Se não estiver gostando de jeito nenhum, aprenda a gostar assim mesmo.

5.2) Comece a acompanhar o conteúdo desde o começo da aula e continue acompanhando até o fim.
Quem não começa a acompanhar do início da explicação, tem problemas em começar ou mesmo em entender o que está sendo aplicado.

5.3)Não converse, não puxe conversa e não preste atenção ao que outros conversam.
- Não se distraia, este tempo pode ser precioso, além de quebrar o raciocínio.

5.4) Não reclame ou comente (negativamente) sobre a matéria que está sendo dada com ninguém.
- A matéria pode ser difícil e o seu comentário acabar por desmotivar alguém que estava se esforçando mas ainda assim não estava entendendo muito (totalmente) bem, embora estivesse próximo de entender.
- O fato desta pessoa(s) se desmotivar também pode te afetar pois ela começará a te atrapalhar conversando ou puxando conversa.
- Além disso em outra ocasião essa mesma pessoa pode "roubar a sua idéia", fazendo o mesmo com você e você nem reparar que foi desmotivado por esta pessoa e que a matéria não era tão difícil assim.
- Tente esquecer que a matéria é difícil e concentre-se apenas em querer aprendê-la.
- Toda matéria requer dedicação.

5.5)Se seu professor é muito brincalhão, não fique pensando (filtrando) se o que ele está falando é ou pode ser alguma piada, preste atenção apenas no conteúdo da matéria.
- As piadas vêm de forma natural, quando todo mundo rir ele disse uma piada ;-)
- Evite ficar rindo, comentando ou repetindo as piadas do professor em sala de aula, isto vai te atrapalhar e atrapalhar os colegas. Quando você perceber já terá perdido matéria ou se desconcentrado do assunto.
- Alguns professores acabam funcionando como mágicos: fazem tantas brincadeiras que acabam tirando a atenção das coisas realmente importantes. Os alunos ficam alegres mas aprendem pouco, concentre-se no conteúdo, você está na sala de aula para aprender não para se divertir.

5.6) Aprenda a gostar do seu professor.
- Você não terá outro durante todo o ano e (se não é pré-vestibulando) existem altas probabilidades dele acabar sendo seu professor em outra ocasião. Você tem que gostar dele. Não gostar do seu professor prejudicará apenas você.
- Aprenda a gostar deste, não fique querendo ou imaginando outro.
- Não se deixe levar por críticas dos colegas ou mesmo suas em relação aos professores, ignore-as totalmente. Ao invés de ficar comentando os defeitos do professor, melhore-se para compensar estes defeitos. Se não pode melhorá-lo adapte-se a ele.
- Se você puder fazer alguma sugestão que possa melhorar seu professor escreva o que tem a sugerir e faça este bilhete chegar até ele (não entregue a outra pessoa ex.: supervisor, diretor). Se quiser ficar anônimo, escreva o bilhete no computador e entregue disfarçadamente (mande uma carta, e-mail ou deixe o bilhete entre as coisas dele), ele pode desconfiar que é o carinha que gosta de informática, mas pelo menos não terá certeza :-) Você também pode pedir para um irmão escrever para você.
Nunca faça sugestões ofensivas, provavelmente o professor vai acabar descontando em alguém, se não for só em você será em todos alunos dele.
- Se puder fazer alguma sugestão para o seu colégio faça também.
- Quando for fazer uma sugestão, leia antes, para ver se está bem explicado, não permite dupla interpretação ou está agressivo. Não entregue no mesmo dia que escrever, releia e entregue noutro dia.
- Se a sua sugestão não for bem aproveitada (o que é normal de acontecer), não esquente a cabeça, não tente impor suas idéias por melhor que elas sejam (ou pareçam ser).

5.7) Quando estiver desmotivado a aprender uma matéria lembre-se do seguinte:
- Toda matéria dada cai na prova.
- Toda matéria dada na escola é pedida no vestibular. Mesmo que o seu curso seja de matemática vai cair aquele assunto de biologia que você considerava totalmente inútil e que só seria cobrado a alguém que fosse cursar algum curso de biológicas. Essas questões podem ser (e são) decisivas. Estudar para o vestibular não é só estudar as matérias que você gosta ou serão mais cobradas, é estudar todas as matérias, intensivamente.

- Se a matéria é relacionada com o seu curso da faculdade, ela será altamente requerida na faculdade e no vestibular. Você deve virar um "nerd total" nestas matérias.
- Toda matéria que te ensinarem será requerida no futuro (nem que seja no vestibular ou faculdade).
- Não ache que um conteúdo que está sendo dado não será usado no futuro, que não é necessário ou está sendo ensinado mais do que você deveria saber. Deixe seu curso universitário (ou a vida) determinar o que você precisará ou não, por enquanto preocupe-se apenas em aprender. Se seus colegas estão se esforçando e aprendendo as matérias você também pode.

O vestibular costuma pregar grandes peças em quem acha que está sendo ensinado mais do que deveria saber ou sobre algo que "nunca será necessário".
- E não é só o vestibular, você pode decidir fazer uma especialização ou trabalhar em uma empresa de determinado ramo e precisar saber aquela matéria que ignorou no colégio

5.8) Não fique brincando com nada ou comece a pensar em outras coisas (distrair, "viajar") durante a aula.
- A chave para isto é eliminar os pensamentos quando estiverem no começo (ou mesmo antes, evitando-os).
- Pare de "viajar" (elimine as distrações) tão logo você perceba que está se distraindo, para isto fiscalize-se sempre.
- Tente esquecer todos os assuntos extra-classe enquanto estiver na aula, isto acabará se tornando um hábito.

6)Depois da aula ...

6.1)Se você não tem nada para fazer vá direto para casa.
Não é para ir correndo (ficar preocupado em chegar logo em casa), é apenas para não ficar fazendo hora/enrolando no colégio/caminho e ir direto para casa.

6.2)Se tem algo a fazer (exemplo: almoçar), faça logo, não fique enrolando.

6.3)Se desejar fazer algo após a aula (ex: conversar, jogar bola, namorar, ler algo na biblioteca, estudar), tudo bem, mas estabeleça um tempo fixo.
Ex.: jogar bola 20 minutos.
- Estabeleça tempos fixos, não marque horários. Mesmo que saia mais cedo seu tempo reservado será sempre o mesmo, assim você não desperdiçará tempo ou será tentado a sair mais cedo só para ter mais tempo para jogar bola por exemplo.
- Não exagere no seu tempo reservado (30 minutos por dia é o suficiente).
- É recomendável não fazer duas coisas no mesmo dia. Exemplo: ou fique conversando ou jogue bola, não os dois no mesmo dia.

(para pré-vestibulandos)
7)"Tenho aula de manhã e a tarde (terceiro ano integrado), devo almoçar em casa ou perto do colégio?"
- O melhor é almoçar perto do colégio.
- Quem almoça em casa desperdiça tempo: demora a almoçar, gasta tempo para ir e voltar, não faz nada de proveitoso em casa, chega atrasado, perde o ânimo para estudar, etc.
- Se sua escola é muito perto de casa, almoce em casa, descanse 15 minutos e volte ao colégio para estudar algo.

7.1) No dia que os alunos têm aula de manhã e à tarde, alguns colégios dão até 2h30 de intervalo entre os turnos, o suficiente para adiantar 1 hora do estudo de casa. Este tempo é muito importante.
7.1.1)Para aproveitar bem este tempo:
- Almoce cedo (não significa almoçar correndo, mastigue bem os alimentos), descanse 15 minutos (aproveite este tempo para escovar os dentes) e estude por uma hora.
- Ao terminar a uma hora de estudo aproveite o resto do tempo (antes da aula começar) para descansar, coversar, jogar bola...

(para todos)
Parte 2
Estudo em casa...

1)Qual é o melhor lugar para fazer os estudos de casa?
- O melhor lugar para fazer os estudos de casa também é no colégio. Utilizando o lugar adequado o estudo rende bem mais do que em casa. Pelo fato do ambiente ser mais propício para o estudo (sem distrações, ou motivações para querer parar).

A seguir dicas de como fazer os estudos de casa no colégio:
1.1)Se você já almoça fora de casa todos os dias:
- Aproveite e fique no colégio estudando (almoce perto do colégio mesmo).
- Se estuda à tarde, vá de manhã para o colégio, estude e depois almoce em algum lugar perto do colégio.

1.2)Se você for liberado um pouco mais cedo no colégio (de vez em quando ou alguns dias na semana)
- Fique no colégio estudando um pouco e depois vá para casa.
- Neste caso é bom cronometrar o tempo que você ficará estudando, no máximo 50 minutos. Marque um tempo fixo, não marque horários.

1.3)Onde estudar no colégio.
- Quando estiver fazendo exercícios: estude em uma sala vazia e lembre-se de fechar a porta.
- Quando estiver fazendo leituras pode ser também um cantinho tranquilo (nenhum movimento e pouco barulho).
- Toda escola têm lugares como este, basta procurar após a aula que você encontrará. Mesmo que uma sala não fique vazia durante todos os dias da semana, em algum dia em determinado horário ela poderá estar.
- Evite estudar na biblioteca. Lá há muitas coisas para te distrair e além disso é movimentada.
- Não estude em lugares abertos como arquibancadas. Mesmo que o horário seja pouco movimentado, qualquer movimento (mesmo ao longe) irá te desconcentrar. Além do mais, a arquibancada (pátio) pode encher aos poucos (ou de repente) e você terá que estudar em outro lugar, atrapalhando sua concentração no estudo.
- Não ligue caso alguém entrar ou passar no lugar que você estiver estudando. É comum aparecer alguém de surpresa, naquele lugar que você achou bastante tranquilo e que ninguém iria te incomodar. Neste caso finja que não chegou ninguém e continue estudando.
- Também não fique com medo de parecer ridículo, por estar estudando enquanto os outros já foram embora ou por estudar em algum lugar inusitado como sentado no chão :-) (mas prefira um lugar mais confortável, Ex.: carregue uma carteira para lá)
- Caso entre (chegue) mais de uma pessoa onde você estiver estudando e elas comecem a conversar, espere um pouco (cerca de dois minutos, para ver se elas vão embora) e então vá estudar em outro lugar.

1.4) Devo estudar no recreio/intervalo.
- Em situações especiais, coma alguma coisa (ex.: barra de cereais, pois não se deve ficar mais de 4 horas sem comer nada), escove os dentes (também não é recomendável ficar sem escovar os dentes após comer qualquer coisa) e adiante um pouco do seu exercício de matemática ou de outra matéria.
- Estudar no recreio é recomendável apenas em situações especiais: quando o recreio será mais demorado que o normal (ex.: professor liberou os alunos mais cedo para o recreio ou haverá reunião de professores), quando você terá pouco tempo para estudar em casa ou tem muitos exercícios para fazer.
- O contato com os colegas e outras pessoas é absolutamente indispensável, senão você será mal visto, deixará de se integrar com os colegas, deixará de se distrair, conhecer pessoas novas e delas te conhecerem.
- Repito: não deixe de frequentar o recreio ele é essencial.

Estudo em casa
Você viu que o colégio é um bom lugar para se fazer os exercícios de casa, mas não é suficiente ou não é possível estudar lá todos os dias.

2)Onde estudar?
- Em uma mesa, longe da circulação e conversa de pessoas, um espaço tranquilo, isolado, longe de distrações (tv, rádio, lembrancinhas de viagem, etc.).
- Não atenda telefone/celular enquanto estiver estudando. Desligue a campainha do telefone ou peça, antes de ir estudar, para que alguém atenda todos telefonemas dizendo que você não está, independente de quem seja. Basta um telefonema para te atrapalhar e corre-se o risco da exceção virar regra.
- Antes de estudar coma alguma coisa, tome água e vá ao banheiro. Para evitar interromper o estudo ou se desconcentrar.

3)Que horário estudar?
Tão cedo possível.
- Para ficar livre das obrigações, sentir-se com o dever cumprido e aproveitar o resto do dia :-)
- Comece seus estudos no máximo a partir de 1h30min após ter chegado em casa, independente se chegou mais cedo determinado dia. Quando chegar em casa olhe o relógio some 1 hora e 30 minutos e anote em um papel (apenas lembrar mentalmente é mais fácil de você querer adiar).
- Você deve marcar que vai começar a estudar 1h e meia depois que chegar em casa pois assim você não desperdiça tempo caso chegue mais cedo que o normal ou enrole caso tenha chegado mais tarde.

3.1)Dicas para aproveitar melhor estas 1h30min de descanso.
O que fazer durante este tempo:
- Troque de roupa tão logo chegar em casa. Avise ao seu corpo que não está mais no colégio
- Almoce (ou jante) na mesa (não almoce na sala ou no quarto). Você almoça mais rápido, aproveita melhor os nutrientes do alimento e seu corpo não fica na dúvida se você está almoçando ou fazendo outra coisa.
- Escove os dentes no banheiro. Semelhante ao item anterior. :-) Escovar os dentes errado (porque não está prestando atenção) não dá bons resultados.
- Evite assistir TV. Se você for assistir tv, esta 1h30 que você tem livre passará bem rápido, você não descansará direito e ficará querendo mais.
Se for mesmo assistir, assista algo que tenha gravado no vídeo, para não desperdiçar tempo (procurando algo pra ver, vendo algo que nao gosta e o tempo dos comerciais)
Em vez de ver tv faça algo que tenha que fazer, mesmo que seja fora (perto) de casa. Ex.: arrumar a louça, passar roupa, ... Pode não parecer mas isto também distrai sua cabeça dos estudos.
- Não use a internet. Idem item anterior.
- Evite tomar banho, pois o banho pode desmotivar o estudo, além de desperdiçar muito tempo. Por mais necessitado que esteja, deixe para quando terminar de estudar.
- Após esta uma 1h30min comece a estudar. Se não estiver descansado ou sem nenhuma motivação, vá assim mesmo, quem disse que estudar para passar no vestibular é moleza?

4)"Como conseguir motivação para começar a estudar e deixar tudo que poderia (gostaria) de estar fazendo de lado?"
- Não arrume. Simplesmente vá para seu lugar de estudo e comece a estudar, você ficará motivado com o tempo.
- Nunca conheci ninguém que vai, "todo santo dia", por livre e espontânea vontade, fazer os estudos de casa. Você tem que "se levar".
- Assim como ir à escola é uma obrigação que deve ser cumprida, estudar em casa também é, você deve abdicar de tudo que poderia ou está fazendo e ir estudar imediatamente.
- Não fique enrolando, ocupando seu tempo com outras coisas (tomar banho, ler livro, ...), vá logo estudar e não fique se enganando.

5)Quanto tempo devo estudar?
- Tanto no 2o. grau normal quanto no vestibular, o mínimo é 1h30min. por dia, independente do dia da semana ou se você ficou no seu colégio o dia inteiro (ex.: teve aulas de manhã e de tarde e ainda por cima demorou 2 horas pra chegar em casa).
- Se quiser estudar mais do que as 1h30min obrigatórias (estiver precisando), dê um tempo (de 20 a 40 minutos), coma alguma coisa e estude por mais 1h30min. (não ligue a tv/computador durante este intervalo ou vai ser tentado a não voltar a estudar e/ou gastar mais tempo do que o necessário)

(para pré-vestibulandos)
- Se você não teve aulas de manhã e de tarde (período integral) recomendo que você estude durante 3 horas (ou 2 horas e meia) seguindo as mesmas dicas do item acima.
- É quase uma unanimidade nos livros, artigos e outros especialistas sobre vestibular recomendar 4 horas de estudo em casa, nem mais nem menos, mas, pessoalmente, acho que isto é necessário somente na proximidade do vestibular ou quando se tiver muita coisa para estudar. Caso você decida estudar 4 horas, pare por mais 20 minutos e estude mais uma hora. Nesta 1 hora a mais você pode fazer algo mais leve, como ler um livro do vestibular, ou estudar uma matéria só de leitura (ex.: história, geografia).
- Se você estiver fazendo só cursinho recomendo as 4 horas de estudo em casa mesmo, pois a matéria/ritmo de quem faz só cursinho é menos puxado (pois já se aprendeu a matéria e nunca se tem aula em dois turnos). Neste caso 4 horas por dia em casa, todo dia, não é muito e te garantirá uma boa classificação.

(para todos)
5.1)Devo fazer intervalos durante cada etapa de 1h30min de estudo?
- Não é nada agradável ficar 1h30 sentado direto, quando der 50min. de estudo, vá tomar um copo d'água e volte. Mas é só isso. Não confunda este intervalo com descanso, é só para parar um pouco o estudo.

5.2)"Não tenho tempo de estudar 1h30 todo dia".
- Invente outra desculpa.
- Se a sua desculpa é o integrado, alguns colégios dão até 2h30 de intervalo entre os turnos, o suficiente para adiantar 1h de estudo em casa. (veja item 7.1 da parte 1)
- Se a desculpa é escola/cursinho, considerando que você acaba de jantar ás 20h30 até ás 22h00 sobram 1h30min livres.
- Se tem a manhã livre, acorde mais cedo, você só precisa de 8 horas de sono.
- Se a desculpa é trabalho, idem itens anteriores e na proximidade do vestibular peça seu chefe para reduzir sua carga horária ou tire férias.
A não ser que seja essencial não recomendo que você trabalhe no terceiro ano (nem nos outros).
Exceção: Pode acontecer de não ser essencial finaceiramente, mas uma multinacional te chamar para estagiar em algo importante, te dará experiência e enriquecerá seu currículo (aconteceu com um amigo meu). Se isso acontecer no começo do ano acho que vale pena trabalhar de 4 a 6 meses se você conseguir conciliar os estudos, senão, se você é tão bom assim pode ficar tranquilo que arruma fácil um bom estágio na faculdade.

5.3)Se você não for pré-vestibulando 1h30min de estudo obrigatório/dia já é o suficiente para dar conta de toda matéria. Se estudar 1h30 todo santo dia (não deixando acumular) isto será o suficiente e após esta 1h30 de estudo você terá o resto do dia livre.

6)"O que devo estudar?"
Estude a matéria que foi dada no dia, pois ela ainda está fresca na sua cabeça, facilitando a fixação e permitindo que faça os exercícios (ou relembre) com maior facilidade.
Se fizer sempre assim, não terá que se preocupar com exercícios que deverá entregar no dia seguinte ou foi dado dia anterior, pois já os terá feito no dia que o professor aplicou a matéria e não ficará cheio de exercícios para fazer em determinados dias da semana (dias em que há mais matérias difíceis).

6.1)"O que devo estudar primeiro?"
Faça primeiro os exercícios de raciocínio/cálculo (matemática, física, química ) e depois os outros.
Escolha a matéria mais difícil (ou chata) primeiro, deixe as matérias que você gosta para depois, intercalando (chata, legal, chata, legal, chata, ...)

6.2)"E se não conseguir estudar tudo?"
É meio difícil não conseguir estudar tudo em 3 ou 4 horas por dia, neste caso estude as matérias do dia seguinte primeiro e depois as demais, siga a mesma ordem do item 6.1)

6.3)Não fique se enganando dizendo que só ler o livro de literatura do vestibular ou estudar alguma outra coisa boba é estudar, antes de partir para os "estudos fáceis" dê prioridade aos exercícios.

7)Devo estudar no fim de semana/feriado?
- Não tem muito sentido estudar de 1h30 a 4h todo dia e ficar sem estudar nada no sábado e no domingo.
- A rotina deve ser a mesma dos outros dias, estude no mínimo 1h30 por dia, arrume um tempinho (de manhã ou à tarde).
- Aproveite para colocar os exercícios em dia (ficar livre de exercícios), estudar alguma coisa ou ler os livros do vestibular (nesta ordem).
- Isto é para todos (pré-vestibulandos ou não)
- Além disso é bom para criar o hábito, pois na faculdade é ainda mais essencial estudar no sábado e no domingo.

8)Devo fazer um horário?
- Se tiver seguido todas as dicas até aqui você já terá mais ou menos um horário, agora só falta determinar sua hora de dormir e acordar (máximo 8 horas de diferença) e seus horários de estudo no fim de semana.
- Não fique estressado (nervoso, preocupado) por causa do seu horário, ele é apenas para você se controlar, não quer dizer que você têm que ir correndo direto para casa ou para o colégio, não fique muito preocupado em segui-lo "com menos de um minuto de precisão".

9)Como não gastar seu tempo.
9.1)Evite assistir Tv ao vivo.
- Não desperdice seu tempo procurando por algo na tv sem conseguir encontrar nada ou dificilmente encontrando alguma coisa.
- Grave seus programas preferidos e assista-os quando tiver tempo livre. Além disso você economiza tempo dos comerciais e partes chatas dos programas.
- Aprender a programar o vídeo, isso ajuda bastante a gravar seus programas favoritos.
- Tenha no mínimo uma fita de vídeo (com seu nome) exclusiva para você.

9.2)Evite dormir no período da tarde (após o almoço)
Se você já tem este costume e não quer abandoná-lo durma somente quando acabar de estudar ou programe o despertador para te acordar no máximo em 30 minutos após deitar (não marque horário, marque tempo) e peça também para alguém (muito chato) te acordar.

9.3)Listas de discussão pela internet, emails em geral, blogs, ...
- A internet está cheia de listas e foruns de discussão que pegam um assunto qualquer e supervalorizam sua importância. Não participe destas listas.
- Pode ser difícil conseguir abandoná-las, mas por volta de um mês depois já as terá esquecido.
- Se você insistir em participar, cheque seus os e-mails apenas uma vez por semana (leia todos de uma vez) e só comente nestas listas algo extremamente necessário (de preferência nada).
- Na proximidade do vestibular é altamente recomendável não assinar nenhuma lista de discussão.

9.4)Internet.
- Pensando bem, não existem muitas razões plausíveis para se acessar a internet todo dia.
- Cheque seus e-mails no máximo uma vez por semana (leia também item 9.3 acima), evite usar a internet (use 2 ou 3 vezes por semana) e nunca acesse a rede antes de terminar seu estudo diário de casa.
- Se você costuma usar muito a internet, eduque-se pois isto não é normal, especialmente quando o que você tem que fazer (estudar pro vestibular) está pouquissimo relacionado à internet.

9.5)Jogar bola
- Não jogue bola em excesso. Não sacrifique seus estudos por causa disso. (leia um pouco acima a seção o que fazer depois da aula, parte 1 item 6.3)

9.6)Assistir tv.
Não assista em excesso (mais de 2 horas por dia). Se já estudou bastante e está com tempo sobrando leia as dicas abaixo de como gastar seu tempo.

10)Como gastar seu tempo
As sugestões a seguir são apenas para quando você tiver terminado seus estudos de casa, nunca antes. Outras sugestões são exclusivas para alunos "não pré-vestibulandos".

10.1)Escreva
- Escreva dando sugestões. Escreva sobre o que você quiser e onde achar que sua opinião, conhecimentos e idéias poderão ser úteis de alguma forma.
- Mande e-mail e cartas para governantes, deputados e instituições lhes dando sugestões.
- Escreva uma homepage sobre um assunto que considere construtivo (proveitoso) e coloque na internet.

10.2)Todo mundo tem uma idéia ou projeto (sonho).
- Quando se entra na faculdade acaba-se esquecendo, não tendo tempo ou não dando importância (atenção) para estes projetos (sonhos). Não porque eles sejam ruins, mas porque se perde a motivação (já que são muitas coisas/tarefas a se fazer),.
- Se você têm uma idéia ou sonho execute-os de uma vez, você terá várias outras e pode acabar tendo que deixar alguma de lado porque no passado ficou adiando.
- Execute-as agora de uma vez. Cerca de trinta minutos por dia, após terminados os estudos de casa não te prejudicarão em nada, e quando se faz algo que gosta é muito difícil se cansar por causa disso.

10.3)A melhor forma de aproveitar a vida (viver) é adquirir novas experiências.
- Varie seu caminho de volta para casa, observe tudo ao seu redor (tente descobrir novas lojas, etc.), em vez de ir na banca próxima da sua casa comprar uma revista vá em outra um pouco mais longe, ou melhor: em vez de comprar algo perto de sua casa (mesmo que seja uma revista ou caneta) vá ao shopping ou algum lugar mais distante (centro comercial do bairro vizinho) e compre por lá (pergunte e pesquise o preço antes, pois já, vi e comprei, em shoppings, produtos comuns com preços absurdos).
- Fazendo isto você conhecerá mais coisas, situações e pessoas. Resumindo: novas experiências.


10.5)Leia este texto novamente.
- Duvido que você consiga assimilar todas as informações contidas aqui de uma só vez, eu mesmo ás vezes penso em escrever algo que já escrevi, pois não me lembro de tudo. Imprima este texto e leia-o de vez em quando.

10.6)Combine com seus colegas de jogar bola no colégio, em um horário/dia que eles não têm aula.

10.7)Vá a igreja (etc.) de sua religião semanalmente.
- Elas são boas para te relaxar, tranquilizar e reanimar.
- Reze e leia diariamente um livro de sua religião ou de motivação moral, pois se dedicar a sua religião apenas uma vez por semana não funciona muito bem, pois no dia seguinte à missa (ou culto, etc.) você já terá esquecido tudo que ouviu por mais interessante que seja e não estará nem aí para o que aprendeu.
- Como disse as igrejas (etc.) são boas para te relaxar, tranquilizar e reanimar. Onde é que você vai achar um outro lugar onde façam isso de graça? As igrejas (etc.) são mais interessantes do que parecem (do que você achava quando era criança e não entendia quase nada do que falavam).

10.8)Arrume seu quarto, armário, gaveta de vez em quando.
- Você não gastará nem meia hora.
- Separe o que você não usa ou não pretende usar recentemente. Divida isto que separou em duas categorias: o que é lixo e o que pode ser utilizado como doação.
- Não deixe o que pode ser utilizado como doação no seu quarto, coloque em outra parte da casa e se livre disto o mais rápido possível.
- Depois que acabar de arrumar seu quarto ele ficará bem mais limpo (agradável) e também será bem mais fácil achar o que você precisar.

10.9)Assista os programas que você gravar em vídeo.
- Você vai apenas se divertir, sem ter que se preocupar em achar algo legal na tv, ser obrigado a assistir algo chato ou ficar preso à tv esperando determinado programa acabar.

10.10)Não deixe nada para depois.
Você pode achar que algo hoje não é fundamental e deixar para depois, mas um dia isto será fundamental e você não poderá mais adiar, será obrigado a fazer, te atrapalhando a fazer outras coisas que goste ou considere importantes.
Isto fora a sensação de dever cumprido.

10.11)Prepare-se para tirar carteira de motorista
- para tirar carteira você precisará dos seguintes documentos: cpf e título de eleitor, providencie-os de uma vez, você pode tirá-los a partir dos 16 anos, mas lembre-se que tirando o título de eleitor você será obrigado a votar (independente da idade).
- Aprenda a dirigir, as auto-escolas são feitas apenas para aperfeiçoar o motorista.
- Aprenda a dirigir, por volta dos 17 anos, com seu pai ou irmão.
- Para praticar, pratique na garagem do prédio (desde que seja aberta e ventilada) ou peça para seu irmão levar o carro para algum lugar de acesso restrito onde você possa praticar
- Aprender a dirigir por contra própria não significa que você pode dirigir na rua sem carteira, aprender a dirigir por contra própria significa que você economizará dinheiro gasto em aulas de auto-escola.

Obs.: Não deixe que nenhuma dica acima atrapalhe seus estudos (seja uma desculpa para você não estudar) apenas as use quando tiver terminado tudo que tem para estudar

(apenas para os que não são pré-vestibulandos)

10.12)Faça um curso de inglês.
- Apenas o que se aprende na escola não é suficiente, nem mesmo pro vestibular..
- Existem cursos de inglês por 60R$/mês ou menos, pesquise.
- É recomendável começar a fazer um curso de inglês a partir da 5a. série do primeiro grau.
- Isto é ainda mais recomendado se seu colégio for público ou fraco.

10.13)Curso de espanhol.
- Hoje em dia é essencial e se tem a vantagem que dura bem menos tempo que o curso de inglês.
- Comece a partir da 6a. série

10.14)Curso de datilografia/digitação.
- A computação avança cada vez mais e quem não sabe datilografia/digitação fica para trás, quando você tiver que fazer um trabalho na faculdade/colégio ou trabalhar em um computador saberá do que se trata, quem não tem curso de datilografia é várias vezes mais lento para digitar algo (fazer um trabalho).
- Faça datilografia na 6a. ou 7a. série. Os horários dos cursos de digitação costumam ser bem flexíveis (vários horários para você escolher).

10.15)Curso de Excel/Word.
- Mesmo que saiba usar mais ou menos estes programas é recomendável que você faça estes cursos para pegar os macetes, que tornam mais produtivo o uso destes programas.
Obs.: Hoje em dia estes cursos de word/excel estão bem caros, então não sei mais se vale tanto a pena.
Sugestão: se você já sabe um pouco de excel/word e tem interesse em ser voluntário em cursos para pessoas carentes, se cadastre em alguma escola conveniada ao CDI, as pessoas que se cadastram como instrutores recebem um treinamento e acabam aprendendo o que faltava para saberem tudo.
Mas atenção: não se cadastre como instrutor apenas para receber o treinamento de graça, cadastre-se apenas se tiver a intenção de ser voluntário e seja voluntário pelo menos por 6 meses.

11)Dicas Gerais (para todos):
11.1)Não copie, ou baseie-se no comportamento de seus colegas para definir o seu.
- Você vai ficar impressionado após o vestibular ao ver que apenas alguns dos colegas, não mais que 15 ou 20 do colégio todo, passarão no vestibular da faculdade que realmente queriam estudar.
Exemplo: Em um colégio particular e famoso por bom ensino entre 5 turmas de integrado (* 35 alunos/sala = 175 ) e 4 de regular não mais que 30 alunos passaram na faculdade que realmente desejavam. Inclusive alunos que eram considerados bons alunos (entre os dez mais) pelos professores.
- Isto é estatistíca, não falha.
- Os colégios escondem estes fatos dos alunos mas é o que realmente acontece.


- Isto não é para te desanimar é apenas para dizer que você terá que estudar bastante e não pode se basear (ou se consolar) no comportamento da maioria (ou só de alguns) dos seus colegas para definir o seu.
- Você deve ser a exceção, estudando mais que todos os seus colegas.
Obs.: Não se deixe levar por observações a respeito de outros colegas como: "O cara estuda demais" ou "o cara estuda o dia inteiro". Existe muita verdade mas também existe muita mentira nestes comentários.
- Converse com estas pessoas (ditas gênios) e tente saber seu *real* esquema de estudo, quantas horas/dia estudam, ... Caso eles sejam realmente muito estudiosos, estudem muito mesmo (acontece de você encontrar algum "primeiro lugar"), tente igualá-los.
Obs.: Alguns alunos ditos inteligentes são assim porque estudaram muito em anos passados, portanto não quer dizer que, para igualá-los, você deve estudar como eles estudam atualmente, até porque, em determinada época, alguns desses param de estudar como estudavam anteriormente e aos poucos vão se tornando maus alunos

12)Dicas sobre como estudar cada disciplina:
Quando for ler alguma coisa não leia em voz alta ou sussurrando, você precisa treinar o seu cérebro não as cordas vocais. Falar ao mesmo tempo diminui a memorização e o entendimento, pois o cérebro tem que se dividir entre memorizar e vibrar as cordas vocais.

Ao ler não leia apenas as palavras, tente entender o que o texto está dizendo, leia por sequência de palavras.

12.1) Como estudar História:
É simples: basta prestar bastante atenção no que o professor diz (faça de conta que são historinhas :-) e estudar os capítulos do livro duas vezes antes das provas. Como o conteúdo das provas costuma se repetir (te obrigando a estudar novamente) basta isto e já terá armazenado as informações.

12.2) Como estudar Geografia:
Uma parte (aspectos sociais, cotidiano) consiste no mesmo estilo de história, outra parte (terminologia) é pura decoreba, decore todos os termos ou pergunte ao professor quais termos decorar (quais costumam cair no vestibular).

12.3) Estudar Matemática:
Consiste basicamente em fazer todos os exercícios e prestar atenção na aula para aprender a matéria, para depois saber fazer os exercícios que possuem maior nível de dificuldade.
Se você for fazer prova escrita de matemática no vestibular muito cuidado pois as questões abertas são bem mais difíceis que as de múltipla escolha, peça ao seu professor para aplicar exercícios que já foram dados no vestibular.
Consiste também em decorar todas as fórmulas.

12.4)Estudar Física e Química:
Idem matemática. Mas decorando mais fórmulas e prestando bastante atenção nos comentários do professor, principalmente nos exemplos práticos (comparações com o cotidiano). Fazer exercícios semelhantes aos do vestibular.

12.5)Como estudar Biologia:
Prestar bastante atenção na aula, entender o que o professor explica, decorar o que for preciso decorar e fazer exercícios semelhantes aos do vestibular.

12.6)Como Estudar Língua Portuguesa:
-Gramática:
Prestar atenção na aula e fazer os exercícios recomendados.

-História e Estilos da Literatura:
Prestar atenção na aula e fazer os exercícios recomendados.
Estudar em casa, pois não se fixa os estilos facilmente.

-Livros Recomendados:
Ler os livros duas vezes e assistir palestras sobre eles. Converse com seus colegas, ou procure nos jornais sobre onde e quando essas palestras acontecerão ou proponha para o seu colégio. As palestras são bastante interessantes e melhoram em cerca de 50% o seu entendimento sobre os livros, vá em todas que puder pois cada uma (cada palestrante) é diferente.
Leia os livros antes de ir às palestras ou não entenderá nada.
Não leia o resumo dos livros. Leia os próprios livros. Nas faculdades menos procuradas, quem lê os livros, aumenta consideravelmente as chances de aprovação, nas faculdades mais procuradas é obrigação lê-los.

-Redação:
- É altamente importante pois indepedente do curso todos alunos têm que fazer esta prova e ela têm importância fundamental na contagem final dos pontos.
- Faça (ou peça ao seu professor de português) um exercício de redação por semana, de preferência na própria aula para se acostumar ao clima de vestibular. Por esse motivo as aulas de redação são recomendadas que ocorram em 2 horários de 50 minutos conjugados para o horário ficar semelhante ao do vestibular e você fazer os exercícios de uma só vez (não parar e continuar em casa), como no vestibular.
Converse com seu coordenador de curso sobre o assunto.
- Preste atenção nas várias dicas e regras sobre como construir um texto que lhe serão passadas pelo seu professor, se ele não lhe passar cobre dele ou arrume algum manual de cursinho.

A seguir algumas dicas de redação:
Todo texto, independente do tamanho (mesmo que seja só um parágrafo) deve ser constituído de 3 partes:
- Introdução: Onde se apresenta brevemente o assunto
- Desenvolvimento: Onde se desenvolve o assunto
- Conclusão: Onde se faz a conclusão final sobre o assunto tratado

- Não utilize termos "eu acho", "penso", "para mim", etc. O texto já é sua opinião pessoal, você não precisa enfatizar, isto será considerado na sua avaliação. Ex.: Em vez de escrever "Eu acho a internet legal" escreva: "A internet é legal".

- Evite também usar termos como "muitas pessoas pensam" ou "maioria das pessoas pensam" use só "as pessoas". Não fique receoso em dizer o que pensa, se é verdade ou não. O que avaliador vai avaliar é a sua redação (como você coloca os argumentos) e não a sua opinião ou veracidade total dos argumentos.
Obs.: ter argumentos diferentes pode, mas ter argumentos absurdos é demais e ele (mesmo que lhe seja recomendado que não faça) vai cortar pontos.

- Evite usar "vai" + "verbo no infinitivo", exemplo: vai fazer. Substitua pelo verbo no futuro, ex.: fará

12.7) Língua Estrangeira:
Infelizmente não é algo que se aprende do dia para a noite, o inglês dado para os pré-vestibulandos é apenas uma revisão de conhecimentos e o acréscimo de algumas novas informações.
Preste atenção nas aulas, faça todos os exercícios e revise/estude em casa o que você aprender em sala de aula.
Se seu inglês for muito ruim recomendo fazer (de preferência no 1o. semestre, para não atrapalhar os estudos), em uma escola de inglês, um curso preparatório para o vestibular.
Não escolha francês como opção de prova, a não ser que já saiba a língua, pois não conseguirá aprender o suficiente em tempo.
O espanhol pode ser uma opção, mas estude do mesmo jeito, pois a prova não pode ser feita apenas através da adivinhação.

(para os pré-vestibulandos)
Por causa dos vestibulares de final de ano os colégios costumam terminar o ano letivo dos pré-vestibulandos mais cedo, no começo de novembro. E pouco antes disso alguns professores acabam as matérias ou não dão mais tantos exercícios, enfim, o colégio fica menos puxado. Por isso recomendo que quando chegar esta época você se matricule em um curso preparatório intensivo, para frequentar nos dias que não tiver aula a tarde, nos dias que a aula terminar mais cedo e após o final do ano letivo da escola.
Isso não significa que você deva faltar às aulas da escola para frequentar a aulas do cursinho é apenas um complemento. Me lembro que um professor já havia dado todos os pontos (não havia mais provas na matéria dele) quase ninguém ia nas aulas dele e mesmo assim ele deu uma matéria que caiu em duas questões do vestibular. Outro deu vários exercícios semelhantes aos que cairam no vestibular. Enfim, continue indo ás aulas, mesmo que o professor não ensine nada aproveite o momento para estudar.

13)Escolha da faculdade e da profissão

13.1) Fazer vestibular ou não:
- Algumas pessoas deixam de fazer vestibular no final do terceiro ano, dizendo que farão depois (no ano seguinte), este procedimento não tem nenhuma justificativa.
- Faça vestibular agora de uma vez, se não passar e daí? Você nem ia fazer mesmo. O conhecimento que você adquirir estudando o mínimo que for não será desperdiçado.
- Não faça vestibular para faculdades ridículas (pelo menos não na primeira vez), pois você corre o risco de acabar passando e ser estimulado a frenquentá-las, quando poderia frequentar uma faculdade dez vezes melhor.

13.2) Que profissão escolher:
Decida sua profissão logo no começo do ano bem antes do vestibular, se você deixar para decidir na hora da inscrição para o vestibular, ou muito próximo dela, terá enormes chances de escolher errado.

13.2.1)"Mas e quanto à profissão?":
- Se você não tem nenhuma idéia de que profissão escolher um jeito de fazer isso é comparando as matérias ligadas a esta profissão com as matérias do 2o. grau. Procure as profissões que dão pouca atenção às matérias que você não gosta.
- Primeiramente descubra as matérias que você não gosta e elimine as profissões que se encaixam nela.
Obs.: No entanto não recomendo fazer o contrário: escolher uma profissão apenas porque gosta de uma matéria relacionada à profissão. Escolha a profissão fundamentalmente porque gosta da área (da profissão em si) até porque muitas profissões/cursos serão muito diferentes das matérias que você gostava no colégio (estas serão dadas apenas nos primeiros anos).

- Depois pegue um guia do vestibular (deve ter na biblioteca) e elimine as profissões que não achar interessante.
- Agora você já tem um número menor de opções para escolher, então escolha uma delas.
- Escolha um curso que você goste, não um apenas porque vai te dar dinheiro. Se você não gosta de nada procure alguma coisa que acha que vai gostar, você está escolhendo qual será a sua profissão para o resto da vida.
- Nos últimos anos tem havido uma avalanche de novos cursos e universidades particulares. A maioria dessas consideram a educação como um produto (como se fosse um sabonete) e a tratam dessa forma: tentam te vender algo de qualquer jeito e até criam em você uma falsa necessidade (uma vontade de cursar determinado curso).
Fique atento quanto à estas faculdades e decida também logo no começo do ano qual faculdade você vai querer cursar.

13.3)Fazer vestibular em faculdade particular ou não:
Observação: As faculdades públicas que estou mencionando são as grandes, exitem muitas faculdades públicas no "interiorzão" (algumas criadas apenas com fins eleitoreiros) que são apenas razoáveis.

13.3.1)Motivos para não fazer vestibular em faculdade particular:
- Você terá que pagar bem caro pela faculdade durante muito tempo.
É muito dinheiro! É muito chato todo mês sentir isso, quando se tem que pagar uma "bolada" para a faculdade. Além ficar com raiva de aumentos e dos preços, ter que economizar em casa, ser um aperto para seus pais ...
- se você não for bom aluno na faculdade pode se sentir tentado a estudar só para passar nas matérias, pois bomba em alguma significaria mais dinheiro gasto.
- você economizará muito dinheiro que seria gasto.
- as faculdades particulares estão muito caras. Se não estudar nelas você pode estar as incentivando a abaixarem os preços (mas dependendo da faculdade esta teoria não é verdade)
- você pode passar em uma faculdade particular (o resultado normalmente sai antes) e por comodismo (mesmo que no seu inconsciente) renunciar a estudar tanto quanto estudaria, deixando de passar no vestibular de uma faculdade pública
- existem faculdades particulares muito ruins, principalmente as administradas por empresários com objetivo de lucro..
- ao contrário do que pareça ser ou se diga, praticamente todas têm fins lucrativos, embora em algumas este lucro seja utilizado para investir no aumento da universidade (mais campus e cursos) ou para atender interesses particulares dos administradores, especialmente interesses religiosos, como emissoras de rádio/televisão da igreja e outros assuntos não relacionados com a universidade.

Quanto à qualidade do ensino:
O ensino nas faculdades públicas é melhor porque:
(quero ressaltar que estou falando de cursos muito concorridos, os demais podem ter a mesma qualidade mas não são necessariamente assim)
a)Os alunos são melhores
Por terem vestibulares mais concorridos, além de serem a primeira opção de quem concorre em mais de uma faculdade, as faculdades públicas ficam com os melhores alunos, os mais disciplinados, esforçados e inteligentes. Isso influi na qualidade de ensino da seguinte forma:
- Os alunos são mais esforçados, isto te influencia a ser como eles. Você não vai ficar parado vendo todo mundo se esforçar, menos você.

- Os professores da faculdades públicas podem cobrar mais dos alunos.
Nas boas faculdades particulares (as que são a segunda opção de quem não passa na melhor) existem alunos do mesmo nível (aqueles que quuaase passaram) mas estes são no máximo 10% da turma.
Os professores destas faculdades não podem cobrar dos alunos o mesmo tanto que os de uma faculdade pública pois reprovariam 80% da turma, muitos desistiriam por serem frequentemente reprovados e a faculdade faliria.
Por causa disso os professores das particulares têm que diminuir o nível de cobrança dos alunos, além de muitas vezes darem a matéria mais devagar ou explicar a mesma matéria diversas vezes porque um ou mais alunos não aprenderam (não digo nem entender pois nem prestaram atenção). Sem exageros: já vi faculdade particular (destas que são a segunda opção de quem não passam na pública) gastar 2 meses pra ensinar matéria (repetindo a mesma coisa várias vezes, fazendo exrcícios em sala pois os alunos não faziam em casa) que uma outra ensina em duas semanas.
Obs.: Pra não ser injusto existem professores em faculdades particulares que cobram o mesmo tanto em algumas disciplinas do que as faculdades públicas. Isso cria um funil de 70% de reprovação em algumas matérias, mas como são no máximo duas disciplinas durante todo o curso todo a faculdade não cria caso.

- Você pode estudar em uma faculdade particular e estar entre os 10% mencionados (ou decidir se dedicar mais). O professor pede um trabalho e você faz perfeito, o trabalho de outros alunos tem menos da metade da qualidade do que o seu e estes ganham poucos pontos a menos do que você.
Você não se deveria preocupar com isso, o que importa é o que você faz não os outros, mas isto pode ser desmotivante.

b)Existem professores ruins nas particulares (não quer dizer que todos são, mas existem)

Não quero ficar julgando de um em um para dar uma proporção exata, então digo apenas: existem alguns professores muito ruins nas particulares.
E comparando pelo lado bom, os professores das públicas também costumam ser melhores


- Se ao final do seu curso você desejar fazer outro da mesma área (exemplo: exatas) em uma universidade pública (sem precisar de fazer vestibular) ou querer trocar de curso (um de uma faculdade pública) é beeem mais fácil conseguir se tiver cursado uma faculdade pública.
Isto porque existem matérias comuns a vários cursos, como é só um departamento que aplica estas matérias em todos eles, eles sabem mais facilmente o que é equivalente ou não. Enquanto que as particulares tendem a "enxugar" as matérias básicas (para haverem menos horas/aula ou por outros motivos) o que muitas vezes as tornam diferente das matérias ensinadas nas públicas.
Caso você esteja pensando na possibilidade, conseguir tranferência (apenas de faculdade, não para um novo curso) também é mais difícil.

- Pelo mesmo motivo acima e por outros, se você estudar em uma faculdade pública e quiser fazer, digamos duas disciplinas isoladas de outro curso que não seja o seu o processo é quase trivial. Particular também permite isso mas além de ser paga (o que não é interessante quando você quer fazer a disciplina apenas por curiosidade), pode não existir a disciplina ou a qualidade ser pior.

- É mais fácil conseguir fazer mestrado em uma faculdade pública depois. Tanto pela questão status quanto por poder conhecer/relacionar previamente seus futuros professores de mestrado.

13.3.2) Variáveis para fazer vestibular em faculdade particular::
- O ensino de algumas faculdades particulares grandes pode ser tão bom quanto o das públicas
- Você não ficará atrasado um ano caso não passe no vestibular das públicas mas passe no das privadas. Pior ainda caso no ano seguinte você não passe no vestibular das públicas.
- Apesar de ser cara talvez seus pais possam pagar a faculdade.
- Quando você só pode estudar à noite (tem que trabalhar pois tem família, dívida para pagar ou o que seja)
- Equipamentos e laboratórios melhores (se bem que aqui entre nós, isto não é muita vantagem)
- Os preços das mensalidades de alguns cursos não são tão caros, custando valores próximos aos cobrados nos colégios particulares de 2o. grau.

13.3.2.1)Dica para calcular o valor das mensalidades:
Fique atento, o valor da mensalidade não é o valor da matrícula

- Descubra o valor da hora/aula (mande email, veja no site, etc).
- Some quantas horas/aulas existem por semestre. Vvocê consegue esta informação no departamento do curso, peça a lista das matérias por semestre.
- Multiplique um pelo outro e divida por 6 (para saber o valor de cada parcela). E torça para a inflação (nem o dólar) subir, pois os administradores não se importam nem um pouco em repassarem toda inflação (e as vezes até mais) aos alunos.

13.3.3) Quando é altamente recomendável fazer vestibular nas faculdades privadas:
- Quando há exatamente um ano atrás (ou mais) você fez vestibular em uma faculdade pública, não passou e agora está tentando na pública novamente.

13.3.4) Quando é altamente não recomendável fazer vestibular nas faculdades privadas:
- Quando você fez vestibular em uma faculdade pública que vai aplicar vestibular daqui a 6 meses.
Em outras palavras: evite fazer vestibular em faculdades privadas no meio do ano, é melhor estudar um pouco mais e fazer no final do ano (estudar para vestibular e faculdade ao mesmo tempo não funciona muito bem)

13.3.5) Minha opinião:
- A dica a seguir não vale caso você seja reconhecidamente um mau aluno
Não um aluno razoável, mas um mau aluno. Neste caso você pode ter dificuldades até mesmo para aproveitar o ensino de uma faculdade particular, não fazendo tanta diferença para este caso uma faculdade particular e uma pública (a não ser caso não possa pagar é claro).

- Tente faculdade pública no mínimo duas vezes.
Quando não se passa na primeira tentativa, a tristeza de não ter passado pode refletir em um arrependimento por não ter feito o vestibular da particular, mas não se deixe levar por isso. Um ano esperando na minha opinião vale o quanto você aprenderá a mais, quanto seu currículo será diferenciado por fazer uma faculdade pública e quanto economizará. Agora quanto a esperar dois anos ou mais é uma questão de cada um.

- Se você for um bom aluno e sua família não se importar em pagar um ano de cursinho:
Não tente faculdade particular na primeira vez que você prestar vestibular, nem na metade do ano.
Como a maioria você pode não passar no vestibular da pública que deseja, mas sendo um bom aluno você certamente passará na particular. Se continuar estudando você tem grandes chances de passar na pública no final do ano e deve estar planejando estudar apenas 6 meses na particular e voltar a estudar para o vestibular. Mas isto não funciona!
Não é possível ser um bom aluno na faculdade e estudar para o vestibular ao mesmo tempo, portanto você não poderá fazer os dois juntos tendo que parar por 6 meses os estudos para o vestibular.
Mas depois destes 6 meses você não lembrará mais nada do vestibular. Eu fechei a prova de física no vestibular 6 meses depois tive aula de física na faculdade e não conseguia lembrar algumas fórmulas básicas. Você fica enferrujado e se for fazer vestibular tem que aprender muita coisa novamente, revendo quase toda matéria além de compensar aquilo que já tinha dificuldades antes, resumindo: não tem jeito, você pode até tentar (caso já não tenha como voltar no tempo) mas é muito difícil fazer bem feito (estude muito).
Além disso existe uma coisa chamada inércia, depois de começada a faculdade você não vai querer nem um pouco fazer vestibular: parar a faculdade e voltar fazer cursinho. É uma guinada de 180 graus, agora você pode achar que tem forças para fazê-la mas na hora que for preciso a situação é diferente.

13.4) Outras dicas sobre qual faculdade cursar (fora do assunto particular ou pública)
Uma coisa importante a se analisar é a relação candidato/vaga de universidades de outras cidades. Quando fazemos vestibular todos se acham os super-heróis, por maior que seja o índice candidato/vaga para determinado curso acham capazes de superá-lo, só que na vida real estes altos índices são cruéis e muitas pessoas que iriam bem em outras faculdades públicas (quase) do mesmo nível acabam sendo reprovadas

Quando prestei vestibular meus pais me desmotivaram a prestar em outra cidade (uma faculdade renomada, mas longe), o maior motivo segundo eles seria o custo da moradia, ainda como desculpa sugeriram levemente (mais como um comentário) fazer vestibular na cidade natal deles, onde temos vários parentes e eu poderia morar, como a faculdade lá era um pouco ruim (e me sentia capaz de passar na que queria) não levei em consideração. Só que deixei de perceber que outro parente próximo morava em outra cidade que tinha uma faculdade do mesmo nível para qual estava prestando, mas o número de candidatos/vaga para o meu curso era 3 vezes menor, ou seja, muito mais fácil de passar. E outro parente morava próximo (45 minutos) de uma cidade que tinha uma faculdade boa.

A dica aqui é a seguinte: Mapeie todas cidades onde você tem parentes próximos, especialmente avós e tio(a)s. Olhe também em algum mapa as cidades próximas. Depois procure se informar que faculdades públicas existem lá, quantos candidatos/vaga, se é boa, etc.

13.4.1) Se for fazer curso em outra cidade, aconselho não fazer em um estado muito longe, pois a passagem de ônibus fica cara e pelo fato da viagem demorar só se pode (vale a pena) viajar pra casa quando houver um feriado muito prolongado e nas férias.

(para todos)

Últimas dicas:
- Releia este texto sempre que possível, você não conseguirá assimilar tudo de uma vez, esquecendo logo a maioria do que foi dito.

(para os pré-vestibulandos)
- A "fórmula" para "passar no vestibular" pode ser resumida em duas palavras:
Dedicação e Determinação. Dedicação para estudar todo dia (estudar de verdade, não apenas fingir) e determinação para continuar.

Este texto é apenas um conjunto de dicas, te informa sobre os planejamentos e comportamentos necessários, mas são a determinação e dedicação que farão com que você passe ou não. Isto que diferenciará quem passou ou não e do vestibular em diante (vestibular, faculdade, trabalho...) essas duas palavrinhas serão fundamentais para o seu crescimento, quem não tiver não conseguirá o que quer.
Acabou a época do colégio onde todos passavam, no colégio a exceção era quem não passava, agora é o contrário e os determinantes serão a dedicação e a determinação, lembre-se disso.

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A fama e a influência da mídia na felicidade dos jovens

A fama e a influência da mídia na felicidade dos jovens

Diego Pereira Machado

Acadêmico do 9º semestre de Direito do Instituto de Ensino Superior de Santo Ângelo (IESA).


A insatisfação dos jovens brasileiros com o próprio corpo e com a sua condição social é imensurável e demonstra ser um sentimento crescente. A busca por uma posição de destaque, de superioridade ou de onipotência é uma marca deste século, processo involutivo se contrastarmos com a inoperância e conformismo dos jovens frente aos problemas sociais da atualidade. Essa nova filosofia de vida, de insatisfação pessoal permanente, como se algo quase que inalcançável faltasse, priorizando-se o “eu”, é utilizada como mecanismo eficiente pela TV brasileira para venda de seus produtos, resultando na formação de uma nova juventude, onde a prioridade é a conquista da fama, do sucesso e dinheiro, consequentemente de uma suposta felicidade ditada pela TV.

A influência dos programas de TV começa desde cedo, na infância, sequer espera, não se restringe à adolescência. Não é de se espantar que sejam realizadas inúmeras pesquisas por grupos de estudo, instituições internacionais, pela Igreja e missionários que tentam desvendar qual a influência dos programas televisivos no comportamento dos jovens, defendendo teses de que a TV passa uma mensagem oculta de incentivo ao sexo, violência, homossexualismo e, até mesmo, para os mais radicais, apologia ao “satanás”. Neste sentido, em outubro de 1998, a Organização das Nações Unidas (ONU) realizou uma pesquisa sobre os desenhos animados transmitidos pela televisão brasileira com o objetivo de medir a quantidade de violência passada para as crianças. O resultado foi assombroso, pois de acordo com a pesquisa, uma criança brasileira que assista a duas horas diárias de desenho animado estará exposta a 40 cenas de violência explícita, já em um mês, seriam 1.200 cenas e, num ano, pasmem, seriam 14.400 cenas de pura violência sendo produzidas dentro da própria sala de estar das nossas casas.

Dentro deste cenário o que mais nos tem estarrecido ao analisarmos o comportamento do jovem, não é apenas a influência direta da mídia no comportamento violento dos adolescentes ou a atividade sexual precoce, que começa desde a infância como acima exposto, mas sim a incansável busca por um lugar no mundo dos famosos, como se este fosse o passo final para a felicidade. Esta é a mensagem endereçada[i] aos jovens atualmente, prova de que a presença da TV nas casas e nas escolas não é mais com fins informativos, mas sim posta-se como fato social permanente e irreversível, sendo bem interpretada por Rosa Maria Bueno Fischer (2001,p.28), da seguinte maneira:“‘Imagem é tudo!’ – esse é o conselho que ouvimos todos os dias: é preciso não apenas ser, mas ‘parecer ser’; e se não pudermos ser, que nos esforcemos para parecer, e isto até pode bastar, porque cultivar a imagem (de si mesmo, de um produto, de uma idéia) mostra-se como algo tremendamente produtivo. Basta lembrar como ocorrem as campanhas políticas ou as performances públicas dos governantes, especialmente como um país como os Estados Unidos da América.”

A comunicação audiovisual não é mais um simples mecanismo informativo, não é mais um simples meio de comunicação onde se mostra o que aconteceu, mas sim é uma “instância da cultura que deseja oferecer muito mais que informação, lazer e entretenimento” (Rosa M. B. Fischer; 2001-p.18), mostra-se como instrumento de comunicação que está acima do bem e do mal, como se fosse imune a críticas. Este poder de fazer a verdade, onde se explora a desgraça de miseráveis que acreditam que a única verdade dos fatos e o único lugar onde a justiça pode ser feita estão em programas como Linha Direta (Rede Globo) ou Cidade Alerta (Rede Bandeirantes), lugares onde os apresentadores são os verdadeiros “justiceiros”, onde a incoerência e inconsistência das colocações são interpretadas como soluções dos problemas. Esta estratégia da TV de se mostrar inquestionável é extremamente eficaz, resulta numa falsa opinião pública, que na verdade acaba expressando um desejo, não mais da sociedade, mas sim do poder concentrado da mídia.

A insatisfação dos jovens com a própria imagem e com o que possuem leva-os a buscar mais, algo que tem sido oferecido pela mídia e só ela pode tornar realidade, por esta razão nós presenciamos o fenômeno da “cópia”, ou seja, não há mais originalidade no comportamento dos adolescentes, principalmente quando abordamos o “parecer ser”. Não enxergamos mais jovens brasileiros, mas sim jovens “americanos” com um ofuscado vínculo com nosso país, tamanha a influência norte-americana no comportamento dos jovens brasileiros, principalmente no modo de se vestir. Quando saímos pelas ruas nos deparamos com inúmeros candidatos a rapper, esta moda “bad-boy” americana está calcada na conquista da fama rápida, dinheiro, violência e sexo fácil, características que são almejadas pelos jovens brasileiros, fenômeno também presente no estilo dos carros, onde imagem é tudo, principalmente os rebaixados, com vidros fume e sons potentes, expressando um ar desafiador. Há um apelo a todos os recursos para ser famoso, se o objetivo não é alcançado, que ao menos pareça ser.

A busca constante pela fama, aliada às estratégias televisivas, faz-nos lembrar da frase do famoso pop norte-americano Andy Warhol, onde este disse: “In the future everybody will be world-famous for 15 minutes[ii], este futuro já chegou, as pessoas buscam minutos de fama na frente da telinha, sem se importar com o preço. O maior preço pago pelo telespectador que pretende ser famoso é a perda da intimidade, haja vista que não se pode mais diferenciar espaço público por espaço privado. Hoje, o mais eficiente caminho de se tornar público é estar na mídia, “estar lá como destaque, como grande astro, ou então como simples mortal que de alguma forma conheceu o sucesso, a ‘grandeza’, o ‘heroísmo’” (Rosa M. B. Fischer; 2001-p.35). Este apelo à quebra da intimidade é um recurso utilizado com muita freqüência em programas como de talk show, de forma exemplificativa podemos citar o programa do Jô (Rede Globo), percebe-se que não há um momento em que o apresentador não deixe de apelar a este recurso, seja questionando o auditório, o entrevistado ou até o público de casa com perguntas sobre sexo, homossexualismo ou fetiches, tudo gira em torno do desafio de desvendar o que acontece na intimidade das pessoas.

O enfraquecimento da personalidade, conforme fenômeno da “cópia” citado, onde ser famoso significa ser aceito pela mídia, custe o que custar, encontra-se presente no comportamento dos jovens brasileiros da atualidade, principalmente quando encaram isto como meio único de serem felizes e realizados. Tal forma de comportamento acaba “amputando” valores dos jovens que a sociedade espera que não pereçam frente a uma mídia manipuladora, principalmente quando são depositadas expectativas de mudança, que muitas vezes apenas podem ser concretizadas pelos jovens. Esta inoperência que tem se constatado, influencia negativamente todos os níveis da sociedade, por esta razão necessitamos do desenvolvimento de uma metodologia que objetive ensinar a criticar de forma objetiva o que se transmite pela televisão. Sobre este necessário comportamento crítico, Rosa M. B. Fischer (2001,p.45) narra palestra do escritor José Saramago:(...)em sua Aula Magna na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, quando recebeu o título de Professor Honoris Causa, dia 26 de abril de 1999, referindo-se aos modos pelos quais social e historicamente vimos sendo “amputados”, impedidos de ser, propôs que nossa resistência talvez seja imaginar que cada um de nós tem, na verdade, ‘três metros de altura’, que podemos desejar mais, ir além; que, afinal há algo acima, além, dê-se a isso o nome de se quiser dar.”

Em resumo, podemos resistir às incursões mentais feitas pela TV, podemos criticar e manter nossa originalidade. Este comportamento pode ser trabalhado com os jovens, desde que comece nas séries inicias e seja um trabalho constante. É um ensinamento que também podemos concluir quando analisamos a obra de Paulo Freire, em que este preceitua acerca do inaceitável conformismo social, muito mais presente hoje nos jovens, por causa da priorização do “eu”, transmitida pela TV e também por estarmos vivendo um processo de transmissão de massa onde a mensagem principal é que do modo como estão as coisas não podemos mudar, devemos aceitar calados, oprimidos. Acerca do conformismo humano disserta Paulo Freire (2000,p.126): “(...) quanto mais os oprimidos vejam os opressores como imbatíveis, portadores de um poder insuperável, tanto menos acreditam em si mesmos. Foi sempre assim(...). Uma das tarefas (...) é procurar, por meio da compreensão crítica(...), ajudar o processo no qual a fraqueza dos oprimidos se vai tornando força capaz de transformar a força dos opressores em fraqueza. É uma esperança que nos move.”

Os recentes programas televisivos criados pelas emissoras de televisão brasileira incentivam a involução cultural e comportamental dos jovens, fortalecem o processo de opressão, onde a TV ao invés de informar o que é, passa a dizer como devem ser feitas as coisas. Ao mesmo tempo que se mostra um brasileiro que venceu na vida de forma honesta e com muitas dificuldades, nunca deixam de lembrar que ser modelo e jogador de futebol é mais fácil e financeiramente mais rentável. Esta influência está também fundamentada na constante priorização pela TV do corpo, sua perfeição e na necessidade de ser perfeito fisicamente e ter uma virilidade incontestável. Comportamento este encontrado em crianças que, mesmo aparentando uma certa inocência, não vislumbram outra coisa a não ser dinheiro e fama, moda e luxo, violência e sensualidade. Chegamos a um ponto em que o pudor feminino começa a ser substituído pelo frenético, incontrolável e ilimitado assédio masculino, que sonha com seios e bumbuns milimetricamente perfeitos. É o processo em que a TV dita o que deve ser assistido, oprimindo a personalidade e a liberdade de escolha dos telespectadores.

A fama resulta como uma espécie de motor que rege a mente dos jovens, vítimas de uma programação que mais se parece com o livro vermelho de Mão Zedong[iii], vislumbrando criar um novo homem (no nosso caso famoso!) sem dar muitas opções. Esta falta de escolha pode ser facilmente constatada se levarmos em conta que a grande maioria dos lares brasileiros não têm internet e muito menos TV a cabo. Encontramo-nos adstritos a assistir programas como o que transforma simples brasileiros em famosos, sendo assim, transmitem a mensagem de que alcançaram a felicidade e o sucesso (Ex.:Big Brother – Rede Globo), ou em assistir novelas que se estruturam numa produção semelhante à mexicana e que transformam a traição em exercício diário e a raiva de um ser por outro num toque sedutor (E.:Canavial de Paixões - SBT).

A música, como muitos programas de TV, também é utilizada pela mídia como ferramenta auxiliar para passar a mensagem de que a busca pela fama deve ser perene. É mais um meio de “castrar” a esperança de mudança dos jovens. Esta constatação, em que a música é um caminho doentio para atingir a fama, independente dos obstáculos, que não são mais a qualidade e dedicação, mas sim a sensualidade dos corpos, faz-nos lembrar de uma entrevista em que Gilberto Gil foi perguntado sobre sua opção de vida, se não tivesse seguido esta carreira de tanto sucesso, sendo assim, o que ele seria. Ele disse: “Eu teria ido estudar música”.[iv] Sorte nossa que podemos prestigiar tanto sucesso e qualidade, resultado de muita dedicação. Como Gilberto Gil, não esqueçamos de Caetano Veloso, que chegou a contratar compositores da música erudita para lhe dar aulas de composição, era um tempo em que não se falava em “É o Tchan”, em “Terra Samba” ou em “Os Sungas”. Um tempo em que o talento era prioridade e a fama era apenas um resultado concreto de dedicação.

Entre programas e grupos musicais também devemos nos atentar para o sensacionalismo influenciador de alguns fatos e personagens sobre os jovens, decisivos para que estes escolham seus ídolos e definam, muitas vezes, seus objetivos de vida. Entre muitos fatos e personalidades, devemos relembrar de como foi a morte de nosso “Zeus” (o deus dos deuses na Grécia antiga), referimo-nos a Roberto Marinho, que após sua morte nos fez entrar num profundo processo de reflexão. Num dos poucos momentos de “filosofia”, perguntava-nos se haveria pessoa mais perfeita que Roberto Marinho, acreditava-se que deveriam substituir Jesus Cristo por aquele homem. Eram tantos elogios, tanta modelação de um deus que vai deixar saudade, pois sua “perfeição” como pessoa fez com que o Congresso Nacional parasse e a Igreja se perguntasse se deveria ou não santificá-lo. Mesmo depois de tanto estardalhaço, continuamos achando que Chico Mendes foi muito mais significativo para nosso país.

Esse fenômeno, ou seja, esta presença inafastável da TV na escola e lares, não pode ser encarada, precipitadamente, somente de forma negativa, pois a TV tem se mostrado também um meio de comunicação eficiente na educação pública, em casos específicos e isolados. Podemos citar como exemplo a Rede Vida, TVE do Rio de Janeiro, Canal Futura, Globo News e TV Escola, programas que têm servido como orientadores de professores e instituições. Entretanto, não basta ser a TV simples orientadora, deve ser também objeto de uma análise crítica e objetiva por professores e alunos, interpretando-se o enfoque, a abrangência e o endereçamento dos programas, viabilizando um processo onde jovens possam escolher o que assistir de forma consciente, comportamento este já cristalizado em países Europeus. Ressalte-se que os benefícios da TV não são objeto deste trabalho, mas sim o fenômeno individualizado da influencia que a TV exerce na felicidade dos jovens, através da mensagem de que ser famoso é tudo. De qualquer forma, destacamos que, embora sendo um meio auxiliar importante de educação, as professoras e professores ainda não estão preparados para “dirigir-se à ‘criança telespectadora’, para comunicar-se com o adolescente nascido, criado e ‘alfabetizado’ pela TV” (Rosa M. B. Fischer; 2001-p 35).

Mesmo com tantos adolescentes candidatos ao estrelato, ainda estamos convencidos de que a fama não é a panacéia para os desafios da juventude brasileira, não é só o sucesso na mídia, tão bem trabalhada pelos produtores de TV, que traz felicidade, mas sim a consciência de definir o que é suficiente para desfrutar simples momentos da vida. Não nos referimos ao simples conformismo, mas sim à simplicidade, é fácil ser feliz, basta buscar o possível e não deixar ser influenciado ou alienado pelos sonhos dos outros. A TV incute uma mensagem de que o famoso ou bem sucedido é o bem feliz, bem bonito, bem dotado e bem afortunado, mas muitas vezes é bem mal informado, pois uma mensagem televisiva nem sempre expressa a realidade.

Referências

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Televisão & Educação, Fruir e Pensar a TV. Editora Autêntica, Belo Horizonte – 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança. Um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Editora Paz e Terra,São Paulo – 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. Editora Paz e Terra. São Paulo – 1999.

ZANGONEL,Bernadete. MÚSICA, MIDIA E EDUCAÇÃO. Artigo publicado no Jornal Gazeta do Povo, Paraná, em 07/05/2001.

Koogan/Houaiss. Enciclopédia e Dicionário Ilustrado. Edições Delta, Rio de Janeiro – 1997.



[i] Endereçamento é o processo de saber a quem está sendo direcionado determinado programa. (Rosa M. B. Fischer; 2001-p 80)

[ii] Tradução: “No futuro todos terão 15 minutos de fama”.

[iii] Ou Mao Tse-Tung, ditador comunista da China (1893-1973). Líder do Partido Comunista Chinês que baseou sua política nas teorias marxistas, criando o “Pequeno livro vermelho”.

[iv] ZANGONEL,Bernadete.MÚSICA, MIDIA E EDUCAÇÃO (2001).


Informações Bibliográficas

Conforme a NBR 6023:2000 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), este texto científico publicado em periódico eletrônico deve ser citado da seguinte forma:
MACHADO, Diego Pereira. A fama e a influência da mídia na felicidade dos jovens. Site do Curso de Direito da UFSM. Santa Maria-RS. Disponível em: .