quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Blogs de inglês e educação em geral: divulgue (não deixe de ler!)

Hi, everyone!

Hoje não tem dica de inglês em si, mas bear with me (fique comigo)! O Alessandro, coordenador do blogEnglish Experts, fez um post ontem falando sobre a importância da divulgação de blogs voltados à educação. Um blog sobre educação depende muito de divulgação por parte de seus leitores para que fique conhecido por mais gente - e eu sei que falo por mim e por muitos outros blogueiros quando digo que um dos maiores retornos que você, leitor, pode nos dar é a divulgação daquilo que você leu/assistiu/escutou e gostou. O que sei é que sinto uma alegria enorme em ver gente falando do Inglês Online por aí (quase tão grande quanto quando alguém me conta que melhorou o inglês por causa do site).

Apesar da Internet ter alguns anos de estrada no Brasil, ainda tem muita, muita gente que desconhece a qualidade do conteúdthumbs upo educativo disponível e muitas vezes gratuito na net. Lá em 2007 eu fiz um post listando vários blogs de inglês feitos por brasileiros - você já conhece todos? Tá certo que a Internet é algo gigantesco, e não tem como conhecer tudo mesmo. Mas a verdade é que em muitos portais de conteúdo você nem encontra a opção "Educação" no menu ainda - tem só TV, Celebridades, Humor, Compras, etc.

Como o Alessandro comentou no post dele, quando você faz um link para outro site, esse link é detectado pelo Google e outros mecanismos de busca. O link passa a contar, então, como um "voto" positivo para o site linkado, contribuindo para que, com o tempo, ele seja encontrado mais facilmente nas buscas. Se você gostou do que viu em um blog de educação, imagine quanta gente poderia gostar também!

Algumas ideias de como divulgar

  • Tem um site? Coloque um link para um blog ou um post que você adorou;
  • Se você recebe as dicas de um blog por email, geralmente lá no fim da mensagem tem um link como "Send to a friend", "Forward" ou "Enviar/Encaminhar". Clique nesse link para enviar a dica para amigos e familiares que tenham interesse no assunto;
  • Você usa Facebook, StumbleUpon ou qualquer outra rede social? Copie o link do post de que você gostou e divulgue para os seus amigos ou outros usuários;
  • Ouve um podcast pelo iTunes? Deixe uma review - como o que acontece com os mecanismos de busca, isso faz com que o podcast ganhe exposição no iTunes.

A divulgação boca a boca offline é maravilhosa também, e como! Mas a divulgação online através de links, Twitter, Facebook, etc. fica registrada nesse arquivo enorme que é a Web e ainda estará lá pra todo mundo ver daqui a um, dois, cinco anos.

Lista de blogs convocados para a campanha (tem de tudo)

Para balancear bem esse post: aproveitem todo esse conteúdo bacana que vocês encontram por aí, APROVEITEM MESMO! I'm pretty sure que todo esse pessoal produz isso tudo com o maior love e boa vontade - knock yourselves out.

Fonte: EE

Nenhum comentário: