domingo, 11 de dezembro de 2011

Como melhorar o Listening


 "Denilso, pelo amor de Deus, o que eu faço para melhorar o meu listening? Eu estudo inglês a tanto tempo e até agora não consigo entender o que estes caras falam. Tem alguma dica aí pra mim, pleeeeeeeeeeeeease?"
Após uma rápida olhada pela internet notei que há um grande número de sites com dicas para melhorar o tal do listening (audição). Há sites com um número enorme de arquivos de aúdios e tudo mais! Os blogueiros também têm lá suas dicas e por ai vai!

Pergunto eu: o problema está onde? O que será que faz com muitos - ou a grande maioria - simplesmente ainda tenha dificuldades com o aterrorizante listening. Vejamos alguns dos problemas que eu acredito serem os possíveis causadores de tais dificuldades.

01) ANSIEDADE - Na maioria das vezes você como aluno fica ansioso demais. Está sua ansiedade cria certo bloqueio no cérebro. Geralmente, ocorre o seguinte diálogo interno "vixi, vou ter de ouvir isto mesmo? Mas, eu nunco entendo nada! Então, me lasquei!" Este modo de pensar já registra no seu inconsciente que você é incapaz de ouvir bem em inglês. Procure quebrar está ansiedade, relaxe, escute o texto naturalmente, não se afobe, não se desespere. Simplesmente, deixa o CD tocar, o filme passar, a pessoa falar. Você está aprendendo! Você ainda não é um expert! Acredite, até memso os experts cometem erros vez ou outra!

02) DESESPERO - Parece o mesmo tema de antes mas não é! Ao ouvir um texto, diálogo o que seja, você talvez se desespere ao achar que o cara fala rápido demais ou talvez por que não entendeu uma palavra, sei lá! Isto é normal no aprendizado. Mais uma vez relaxe! O que seu professor quer é que você identifique algumas informações aqui e ali! Principalmente aquelas que ele está trabalhando na sala de aula! Ele não quer que você no final da atividade faça um relatório detalhado sobre o que ouviu! Apenas as informações necessárias, solicitadas em uma atividade.

03) PÉSSIMO HÁBITO - Você talvez tenha o péssimo hábito de querer traduzir palavra por palavra. Aí, ao ouvir quer também ouvir palavra por palavra. Mas as coisas não são bem assim! Você precisa acostumar-se a ouvir expressões, combinações de palavras, sentenças freqüentemente usadas, etc. Claro que aprender palavras isoladas ajuda; porém, não é assim que a comunicação real ocorre. Acostume-se, portanto, a aprender e a ouvir expressões, collocations, sentenças comuns e completas. Isto fará com que você se acostume a ouvir e a falar mais rápido! Mas lembre-se, isto não vai acontecer de uma hora para outra. Você precisa pratica, praticar, praticar, praticar...

04) PREGUIÇA - Como eu disse antes a internet está repleta de recursos para ajudar você a ouvir inglês: podcastsYouTube, arquivos para dowload, sites de rádios e televisão... Tudo isto repleto com entrevistas, bate-papo informal, programas sérios, etc, etc. O problema é que as pessoas têm preguiça de procurar por isto, têm preguiça de entrar em um site ou blog brasileiro que pode ajudá-lo a se organizar. Ou seja, esperam ir para cama um dia e acordar no próximo já ouvindo inglês perfeitamente bem! Isto simplesmente não vai acontecer! Só em sonho! É preciso arregaçar as mangas e meter a mão na massa!

05) DESPERDÍCIO DE TEMPO - A internet está aí para nos ajudar e não para roubar o nosso tempo! Então, é bom começar fazendo melhor uso desta ferramenta excepcional! Você está aqui agora lendo este post, isto significa que você está aproveitando seu tempo com algo útil! Aproveite também o tempo para ouvir inglês. Enquanto está api conectado, baixe um aquivo de aúdio e fique ouvindo-o mesmo que você nada entenda. Fique ouvindo apenas, isto faz com que seus neurônios vão se acostumando com os sons da língua inglesa! Acredite!

Enfim, nem sempre a culpa é do cara que fala rápido demais, ou do fato de ue não saber uma palavra ou outra. Na maioria das vezes a culpa é minha e insconscientemente eu não percebo isto! Se você se encaixa em algum destes pontos aí acima, tome uma atitude!
Volte amanhã para ter uma aula de listening! Nível básico! Nada complicado! Para melhorar o listening é necessário ouvir, e ouvir bastante. Do contrário, você nunca melhorará esta habilidade...

Take care... and have a wonderful day!


Gostou dessa dica!? Então leia muito mais em Como melhorar o Listening | Denilso :: Dicas de Inglês http://denilsodelima.blogspot.com/2007/03/melhorar-o-listening.html#ixzz1gEWvsNj5

Nenhum comentário: