sábado, 5 de junho de 2010

UFCG vai adotar Enem em 2011

Publicado em 30 de Maio de 2010

Giovannia Brito

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) fará mudanças no Vestibular 2011. A Comissão dos Processos Vestibulares (Comprov) não vai mais aplicar as provas e a instituição irá utilizar a do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado nos dias 6 e 7 de novembro. Para concorrer a uma das vagas da UFCG, o aluno terá que se inscrever nos dois processos. Apesar disso, a instituição deixa claro que se o estudante se inscrever apenas para o Exame Nacional, estará concorrendo somente às vagas disponíveis de outras universidades, e não as da UFCG.

"Os candidatos que quiserem ingressar em um dos cursos da Universidade terão que se inscrever normalmente no Vestibular, como nos anos anteriores. No entanto, em vez de se submeter a prova da Comprov, farão a do Enem. Porém, vale deixar claro que, se ele se inscrever apenas para o Exame Nacional, estará concorrendo apenas as vagas disponíveis de outras universidades, e não as da UFCG", revelou o presidente da Comprov, Marcos Gama, informando ainda que a taxa de inscrição terá uma redução no seu valor. "Já que teremos uma diminuição dos serviços, a taxa não será de R$ 95,00 como do ano passado. Ela será bem mais barata, os candidatos podem ficar tranqüilos, que não haverá aumento dos seus custos", declarou.

Após as provas, a Universidade iniciará o processo de coleta do desempenho dos alunos junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação e Cultura (MEC), para obter a nota de cada candidato, e saber se ele está apto a uma das mais de 4,9 mil vagas da UFCG.

A decisão já foi aprovada pela Câmara Superior de Ensino do Conselho Universitário da UFCG, faltando apenas a sua regulamentação, que deverá ocorrer na próxima semana. "A Universidade achou por bem aplicar as provas do Enem, já que é uma avaliação nacional, e que tem dado resultados", frisou.

A Comprov aplicará apenas as provas de habilidade para os cursos de Arte e Mídia, Desenho Industrial e Música. "Assim como nos anos anteriores, eles se submeterão as provas, e se passarem farão a do Enem, em novembro. Caso não sejam aprovados, poderão ficar com a segunda opção, escolhida no dia de sua inscrição", disse.

Com a modificação, a Comprov cumprirá com as outras etapas do Vestibular normalmente. "Lançaremos o edital, as inscrições devem acontecer em agosto, posteriormente divulgaremos a concorrência, faremos as provas de habilidade específica, e em seguida, o candidato fará a prova do Enem", ressaltou.

Nenhum comentário: