quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
2 filmes imperdíveis sobre tecnologia que você deve assistir
Hoje vamos dar a dica de dois filmes imperdíveis para você assistir. Filmes estes que contam a história desses “caras” citados acima. Nada melhor que sair um pouco da frente do computador, relaxar e ainda conhecer um pouco da história da informática e ver os avanços da tecnologia!
Piratas do Vale do Silício (Pirates of Silicon Valley) – 1999
Gênero: Drama/Documentário
Tempo de Duração: 95 Minutos
Caçada Virtual (Takedown) – 2000
Este filme conta a história de Kevin Mitnick, um famoso hacker de computadores. Kevin consegue decifrar o código de acesso aos arquivos do FBI e torna-se um dos hackers mais procurados dos Estados Unidos. Para conseguir pegá-lo, o FBI conta com a ajuda de Tsutomu Shimomura, outro gênio da informática.
Gênero: Policial
Tempo de Duração: 96 Minutos
Ano de Lançamento: 1999
Os filmes podem ser encontrados em qualquer locadora de sua cidade ou através de locadoras online.
papel de parede Call of Duty
Aprenda Computação com Python’s documentation
ótimo tradutor de texto
Dicas para começar a programar: acredite, pode ser mais fácil do que você imagina!
Links da matéria:
Olhar Digital Tweets - O feed de notícias do Olhar Digital no seu twitter
Web Dicas - o blog do João Pedro
Indicação do João: video-aulas de programação
Php.net - Dicas de programação php
Kid's corner - programação para crianças
Alice - software de programação 3D para crianças
c-Jump - jogo de tabuleiro com conceitos básicos de linguagens de programação como C, C++ e Java
O mercado para programadores anda bem aquecido. Isso porque a mão de obra brasileira é relativamente barata se comparada à da Europa e Estados Unidos. E nem por isso, deixa de ser qualificada. Teoricamente, programadores podem trabalhar de qualquer lugar e, ao prestar serviço para empresas gringas, ganha-se em dólar ou euro, e gasta-se em reais. Quer dizer, se você continuar morando por aqui. Nada mal, ein? Além disso, em momentos de crise, é o setor de TI que vai tornar o processo mais eficiente.
Mas aí você pensa que programar é algo difícil, bicho de sete cabeças, coisa para "gente grande" certo? Pois a gente vai provar agora que o bicho pode não ser tão complicado assim – desde que você tenha uma certa aptidão, é claro.
Hoje João Pedro tem 14 anos, mas desde os 12, é figura conhecida nas redes sociais. Curioso, inquieto e falador por natureza, o garoto sempre buscou no Google as respostas para as perguntas dele. No Orkut, queria saber como as pessoas conseguiam criar comunidades com milhares de seguidores. Assim descobriu uma linguagem de programação chamada javascript. De quebra, sacou algumas brechas de segurança e de programação da rede social, que hoje sofre por conta desses problemas. Foi daqui e dali, e acabou criando as suas próprias comunidades, que chegaram a ter centenas de milhares de usuários-robôs. "Aprendia, ensinava, compartilhava, era assim. Eu não posso falar que fui eu que criei porque não foi extamante eu. O crédito é de todo mundo porque os gringos que criam e compartilham e os brasileiros adaptam. É assim que funciona", conta João Pedro Carvalho Motta, programador.
O que começou quase como brincadeira, acabou virando coisa séria. João resolveu investiu na vida de programador. Os professores? Sempre o Google e a internet. Não gastava nem um centavo para aprender. "Comecei a entrar no PHP e sites de outras linguagens de programação. Eu queria fazer alguma coisa e não sabia, então eu lia e se não encontrava tentava de novo, fazia uma gambiarra de uma forma que funcionava, independente como, mas funcionava", conta.
No blog que mantém, João sempre compartilha algumas das coisas que aprende e vê pela internet. Até que um dia, resolveu relatar um bug – uma falha – que descobriu no Twitter: ele conseguiu fazer a barra lateral do microblog ficar transparente! Era algo simples, mas que chamou a atenção de muita gente!
"Eu já tinha a minha [barra lateral transparente] e comecei a passar para alguns amigos, mas eu nunca tinha divulgado porque não achei que as pessoas gostariam tanto. Então, um dia eu postei no blog uma maneira simples de colocar a sidebar transparente e instantaneamente o blog teve milhares de visitas e deslanchou completamente depois daquilo", lembra.
Mais recentemente, ele descobriu a solução para um outro bug do twitter. Quem usa o microblog já deve ter percebido que, em todas as mensagens que trazem algum acento, os links podem não funcionar direito. Pois não é que o brasileiro de 14 anos deu um banho na equipe gringa e descobriu a solução para o problema? "A Carol que é a brasileira que trabalha no Twitter entrou emc ontato comigo pra saber como eu corrigi e logo depois ela já pediu cópia do código pro Twitter dar uma olhada e agora eles estão corrigindo baseado nisso", explica.
Mas o que será que se passa na cabeça do João e de programadores em geral? Que características as pessoas que querem seguir nessa profissão precisam ter? Sem dúvida, raciocínio lógico e muita curiosidade são fatores determinantes. "Nenhum bug você procura, você pensa que gostaria de fazer alguma coisa e aí pensa uma maneira que daria pra fazer? Então vamos tentar dessa maneira aí. E assim que nasceu tudo e é assim que nascem as grandes ideias", diz.
Se você quiser conhecer as várias soluções encontradas pelo João, como a barra transparente do twitter ou até mesmo um aplicativo que mostra quem está online no seu microblog, acesse agora olhardigital.com.br. Você também pode encontrar um aplicativo criado por ele especialmente para o Olhar Digital, para que você retuíte mensagens nossas em seu próprio Twitter. Assim, você espalha as nossas notícias para os seus amigos, automaticamente. Em nosso site, você também encontra links para várias páginas que dão dicas de como dar os primeiros passos no mundo da programação – seja para crianças, seja para adultos. Para completar, tem uma lista com vários fóruns para que você tire dúvidas sobre linguagens como Php, html, e recursos como o wordpress, blogger e vários outros.
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
Blogs de inglês e educação em geral: divulgue (não deixe de ler!)
Hi, everyone!
Hoje não tem dica de inglês em si, mas bear with me (fique comigo)! O Alessandro, coordenador do blogEnglish Experts, fez um post ontem falando sobre a importância da divulgação de blogs voltados à educação. Um blog sobre educação depende muito de divulgação por parte de seus leitores para que fique conhecido por mais gente - e eu sei que falo por mim e por muitos outros blogueiros quando digo que um dos maiores retornos que você, leitor, pode nos dar é a divulgação daquilo que você leu/assistiu/escutou e gostou. O que sei é que sinto uma alegria enorme em ver gente falando do Inglês Online por aí (quase tão grande quanto quando alguém me conta que melhorou o inglês por causa do site).
Apesar da Internet ter alguns anos de estrada no Brasil, ainda tem muita, muita gente que desconhece a qualidade do conteúdo educativo disponível e muitas vezes gratuito na net. Lá em 2007 eu fiz um post listando vários blogs de inglês feitos por brasileiros - você já conhece todos? Tá certo que a Internet é algo gigantesco, e não tem como conhecer tudo mesmo. Mas a verdade é que em muitos portais de conteúdo você nem encontra a opção "Educação" no menu ainda - tem só TV, Celebridades, Humor, Compras, etc.
Como o Alessandro comentou no post dele, quando você faz um link para outro site, esse link é detectado pelo Google e outros mecanismos de busca. O link passa a contar, então, como um "voto" positivo para o site linkado, contribuindo para que, com o tempo, ele seja encontrado mais facilmente nas buscas. Se você gostou do que viu em um blog de educação, imagine quanta gente poderia gostar também!
Algumas ideias de como divulgar
- Tem um site? Coloque um link para um blog ou um post que você adorou;
- Tem conta no Twitter? Retuite o post (e se você ainda não usa Twitter, experimente criar uma conta e seguir os tuiteiros de inglês - é dica que não acaba mais. Dê uma olhada em quem eu sigose precisar de sugestões);
- Se você recebe as dicas de um blog por email, geralmente lá no fim da mensagem tem um link como "Send to a friend", "Forward" ou "Enviar/Encaminhar". Clique nesse link para enviar a dica para amigos e familiares que tenham interesse no assunto;
- Você usa Facebook, StumbleUpon ou qualquer outra rede social? Copie o link do post de que você gostou e divulgue para os seus amigos ou outros usuários;
- Ouve um podcast pelo iTunes? Deixe uma review - como o que acontece com os mecanismos de busca, isso faz com que o podcast ganhe exposição no iTunes.
A divulgação boca a boca offline é maravilhosa também, e como! Mas a divulgação online através de links, Twitter, Facebook, etc. fica registrada nesse arquivo enorme que é a Web e ainda estará lá pra todo mundo ver daqui a um, dois, cinco anos.
Lista de blogs convocados para a campanha (tem de tudo)
- Ulisses Wehby de Carvalho (Tecla Sap)
- Denilso de Lima (Inglês na Ponta da Língua)
- Frederico Vasconcelos (Inglês no Supermercado)
- Ana Luiza Bergamini (Inglês Online)
- Adir Ferreira (Adir Ferreira Idiomas)
- Ana Scatena (Ana Scatena)
- Miriam Salles (Miriam Salles)
- Joelso Dias (Aprender Inglês)
- Conrado Navarro (Dinheirama)
- Carolina Alfaro de Carvalho (A Arte da Tradução)
- Fabio M. Said (Fidus interpres)
- David A. Bailey (Xokmax)
- Alexandre Ottoni e Deive Pazos (Jovem Nerd)
- Rosana Hermann (Querido Leitor)
- Timothy Lee Barrett (Tim and Tammy Teach)
- Marcelo Tas (Blog do Tas)
- Marcia Regina Cardoso (Inglês Pra Valer)
- Herberth Amaral (Herberth Amaral)
Para balancear bem esse post: aproveitem todo esse conteúdo bacana que vocês encontram por aí, APROVEITEM MESMO! I'm pretty sure que todo esse pessoal produz isso tudo com o maior love e boa vontade - knock yourselves out.
Fonte: EE
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
assistir online Harry Potter e as reliquias da morte. os primeiros 36 minutos. qualidade DVD.
domingo, 14 de novembro de 2010
unfollow nos seus twittes
assistir online ou baixar: os passaros feridos.
Extras legendado-{BAIXAR}__{ASSISTIR}
Viciados em Estudos... Eu?
Você estuda demais? Vira a noite entre os livros? Não dorme direito pensando no conteúdo que precisa aprender? Amizades e namoro ficaram em segundo plano? Exercícios só se envolver papel e caneta?
Se suas respostas foram afirmativas, cuidado, você pode ser um "studentholic"! Assim como os "workaholics", que só pensam em trabalho, os "viciados em estudo" têm uma rotina cercada exclusivamente por aulas, livros, apostilas, fórmulas, simulados e revisões.
Para a Psicoterapeuta que trabalha com vestibulandos, Lisiane Hadlich Machado, é normal que, no período que antecede um concurso importante, como o Vestibular, a rotina de estudos seja puxada mesmo, afinal, para conquistar uma vaga em um curso concorrido, é necessária muita dedicação. Agora, se o jovem ficar deprimido, sem ânimo, agressivo ou mal-humorado, aí é sinal de perigo:
- Os pais devem ficar atentos, pois estudo demasiado pode ser uma fuga. Mesmo com uma rotina intensa em companhia dos livros, o estudante precisa continuar vivendo a adolescência normalmente, ou seja, sair, fazer festa, ficar...
Benhur Garghetti, 19 anos, “studentholic” assumido, vai tentar uma vaga no curso de Medicina pelo segundo ano consecutivo. Na rotina do garoto, mais de 12 horas são dedicadas ao estudo: ele faz um tipo de cursinho especial, com foco para cursos concorridos e tem aulas nos turnos da manhã e da tarde. À noite ainda dá aquela revisada na matéria e estuda um pouco mais:
- Eu gosto de estudar, é boa a sensação de estar aprendendo. Programo metas curtas para vencer o conteúdo e, assim, atingir o objetivo maior, que é passar no vestibular. Se eu cumpro essas metas, fico à vontade para sair e aproveitar, senão me sinto culpado, com remorso, afinal, enquanto eu to sem fazer nada, têm outros estudando.
Mas balada é uma palavra que não existe no vocabulário do guri, que saiu pouquíssimas vezes durante o ano. A namorada, que é sua vizinha, ele só vê uma vez por semana, aos domingos, e internet e TV a cabo são luxos que não entram na casa do guri, para não distraí-lo:
- Eu vim para Santa Maria só para estudar. Meus pais estão em Santa Catarina investindo em mim. É muita pressão, tenho que fazer valer a pena o investimento deles! Em 2006 eu estudava mais ainda. Agora aprendi a me organizar e otimizar o tempo.
Benhur é apenas um entre milhares de jovens que todo ano passam pela mesma situação. E para boa parte dessa galera, o resultado de tanto empenho pode acabar em frustração. O mais importante nesse caso é que o estudante tenha certeza de seus objetivos, afinal, tanto esforço deve valer a pena.
- Se for para conquistar o que a gente realmente quer, claro que vale todo o sacrifício! Obvio que se eu não passar vou ficar triste, mas sei que Medicina é difícil e preciso me dedicar muito e, se for o caso, vou tentar de novo ano que vem, conta Benhur.
Então, aos “studentholics” de plantão, a dica é simples:
- O principal é manter o sonho firme na cabeça, não se comparar a ninguém, conservar a auto-estima, confiar, acreditar e dar tudo de si nesta etapa, finaliza Lisiane.
2 materias sobre cochilo
eia super interessante gratis
sábado, 2 de outubro de 2010
video sobre o q passa na tv Baixaria na tv
site aprendizagem espanhol
escutar radio online ingles
baixar Alice's Adventures in Wonderland audiobook
esl podcast aprender ingles com podcast
site aprendizagem frances
programa redimensionar arquivos mp3
Converter arquivos youtube para diversos formatos
guia de episodios two and a half men
audiobook twilight online gratis
dicas filmes de terror
todas as informações sobre os testes da Cambrifge
Na ponta da língua: testes de proficiência atestam nível exato do idioma
ALEMÃO
KDS – Kleines Deutsches Sprachdiplom
Aceito pelas universidades da Alemanha e em países de língua alemã para ingresso em cursos superiores e pedidos de bolsas de estudo. É aceito também por empresas, como comprovante de sólidos conhecimentos de alemão. O certificado é concebido pela Universidade de Munique e o estudante deve ter 18 anos completos.
Onde fazer: Instituto Goethe
Inscrições: de agosto a setembro
Datas das provas: novembro
Mais informações: www.goethe.de/br
ESPANHOL
DELE – Diploma de Español como Lengua Extranjera
Os Diplomas de Español como Lengua Extranjera (DELE) são títulos oficiais que comprovam o grau de competência e domínio do idioma espanhol, outorgados pelo Instituto Cervantes, em nome do Ministério de Educação, Cultura e Esporte da Espanha. Os DELE's são reconhecidos em diversas universidades e empresas no mundo, com validade indefinida, certificando a qualidade e o nível do conhecimento adquirido em espanhol para fins profissionais e/ou culturais.
Mais informações: www.diplomas.cervantes.es/index.jsp
FRANCÊS
DELF – Diplome d’Études em Langue Française
Concedido pelo Ministério da Educação da França, atesta nível de conhecimento (oral e escrito) necessário em situação de viagem, estudos e trabalho. Reconhecido por estabelecimentos de ensino e por empresas, é útil para estudos na França e trabalho em empresas francesas. Composto por dois níveis: Delf 1 e Delf 2.
Onde fazer: Aliança Francesa
Inscrições: março/abril e agosto/setembro
Datas das provas: Julho e novembro
Mais informações: http://www.aliancafrancesa.com.br/exames/exames_delf.htm
DALF – Diploma Approfondi de Langue Française
Concedido pelo Ministério de Educação da França, é o primeiro diploma de nível superior de francês para estrangeiros. Permite ingressar em curso superior na França ou nos países de língua francesa. Antes de fazer a prova, é necessário prestar um teste de admissão ou ter o DELF 2.
Onde fazer: Aliança Francesa
Inscrições: agosto/setembro
Datas das provas: novembro
Mais informações: http://www.aliancafrancesa.com.br/exames/exames_delf.htm
INGLÊS
CAMBRIDGE
FCE –First certificate in English, CAE – Certificate in Advanced English, CPE – Certificate of Proficiency in English.
Prestigiado na Europa, o exame é realizado pela Universidade de Cambridge, Inglaterra. É exigido em algumas universidades e para solicitação de bolsas internacionais. Oferecido nos níveis First (intermediário), Advanced (avançado) e Proficiency (fluente).
Onde fazer: Cultura Inglesa
Inscrições: fevereiro/março ou setembro
Datas das provas: geralmente em maio/jumho e novembro/dezembro. O exame FCE (First Certificate) também é oferecido em março.
Mais informações: www.cambridgeesol.org/exams e www.culturainglesasp.com.br
ESOL – English for Speakers of Other Languages
Certificado da City & Guilds Pitman Qualifications, órgão internacional que oferece exames para comprovação de proficiência em inglês. São reconhecidos por universidades e instituições educacionais de diversos países. Disponíveis em até seis níveis, têm validade permanente. As provas escritas são independentes das orais e correspondem aos mesmos seis níveis.
Onde fazer: nos centros credenciados relacionados no website
Inscrições: durante todo o ano.
Datas das provas durante todo o ano.
Mais informações: www.pitmanqualifications.com e www.cityandguilds.com
GMAT – Graduate Management Admission Test
Necessário para quem quer fazer MBA nos Estados Unidos. Mede qualificação nas áreas de matemática, redação analítica e verbal. Realizado pela mesma instituição que regulamenta o Tefl. Pode ser aplicado por computador.
Onde fazer: escolas de inglês, institutos e centros de cultura
Inscrições: durante todo o ano
Datas das provas: semanalmente, de segunda a sexta-feira, e no segundo sábado de cada mês
Mais informações: www.gmat.org e www.alumni.org.br
IELTS – International English Language Testing System
Reconhecido por universidades na Grã-Bretanha, Austrália e Nova Zelândia, o exame também conquista prestígio no Canadá e Estados Unidos. Foi desenvolvido pela Universidade de Cambridge e é gerenciado pelo Conselho Britânico e pelo IDP Education Austrália. Comprova a proficiência em inglês para fins acadêmicos. Inclui redação, interpretação de texto, compreensão auditiva e expressão oral.
Onde fazer: Conselho Britânico
Inscrições: durante todo o ano
Data das provas: cada centro pode estabelecer seu próprio calendário. É possível realizar sessões especiais do exame dentro de uma instituição de ensino, desde que a mesma forneça a infra-estrutura.
Mais informações: www.britishcouncil.org/brazil e www.ielts.org
MICHIGAN – ECPE – Examination for the Certificate of Proficiency in English
Para quem necessita provar conhecimentos de inglês, por motivos profissionais. É realizado em duas partes: a primeira é um teste eliminatório, com 35 questões de múltipla escolha sobre gramática, vocabulário, compreensão de texto e oral. Nesta etapa já é feita a avaliação oral do candidato. A segunda etapa é a prova final, com questões de gramática, interpretação de texto, compreensão oral, vocabulário e redação. Há, também, o ECCE –Examination for the Certificate of Competency in English, para o nível intermediário.
Onde fazer: escolas de inglês, institutos e centros culturais.
Inscrições: outubro
Data das provas: novembro
Mais informações:
http://www.thomas.org.br/new_ctj/centrodetestes/_centeste_index.php?&menu=#6
TOEFL – Test of English as a Foreign Language
Exigido para ingresso em mais de 4,4 mil escolas, instituições e universidades em todo o mundo, principalmente nos Estados Unidos. Também e usado por instituições em outros países em que o inglês é o idioma acadêmico. Mede a capacidade de leitura, compreensão auditiva, redação e domínio da gramática da língua inglesa. Pode ser feito por computador ou em prova impressa.
Onde fazer: escolas de inglês, institutos e centros culturais.
Inscrições: outubro
Data das provas: de segunda a sexta e uma vez por mês aos sábados durante todo o ano.
Mais informações: http://www.ets.org/toefl/
ITALIANO
CELI – Certificato di Conoscenza della Lingua Italiana
CILS – Certificato di Italiano come Lingua Straniera
Os dois atestam a proficiência em italiano. O CELI é concedido pela Universidade para Estrangeiros de Perugia. O CILS, pela Universidade para Estrangeiros de Siena. Há seis níveis de conhecimento certificados pela CILS e cinco pelo CELI.
Onde fazer: institutos culturais Italianos
Inscrições: de três a quatro meses antes das provas
Data das provas: junho a dezembro
Mais informações: http://www.cvcl.it/ e http://www.unistrasi.it/pages/1.asp?cod=2681
PORTUGUÊS
CELPE-Bras – Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros
Desenvolvido e outorgado pelo Ministério da Educação (MEC), aplicado no Brasil e em outros países com o apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE), o CELPE-Bras é o único certificado brasileiro de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido oficialmente. Internacionalmente, é aceito em firmas e instituições de ensino como comprovação de competência na língua portuguesa e, no Brasil, é exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação.
Onde fazer: em qualquer instituição credenciada, no Brasil ou no exterior
Inscrições: em dois períodos: fevereiro/março e agosto/setembro
Datas das provas: o exame é aplicado duas vezes ao ano, nos meses de abril e outubro
Mais informações:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12270&Itemid=518